NÚCLEO DE ARQUITETURA

Sobre

No mês outubro de 2018 foi realizada a Oficina de Planejamento Estratégico do NUCLEO DE ARQUITETURA DA ACIME, focada em orientações estratégicas para o próximo ano.



A oficina teve início pela apresentação formal dos participantes e também foi apresentada a proposta metodológica para a Oficina, com utilização de técnicas de visualização e documentação, debates, focados em busca de alternativas e a construção do Planejamento Estratégico.



A Oficina foi conduzida pelos consultores Jaime Tezza e Mauro Carvalho da Silva.



Todos os participantes dedicaram energia em executar as atividades propostas, permitindo um olhar crítico e que a metodologia permitiu projetar a percepção para o ano de 2019.



Ao final, os participantes fizeram uma avaliação altamente positiva da oficina e manifestaram a satisfação com os resultados alcançados.



Após a realização da oficina, os responsáveis pelas ações irão construir os planos das ações que foram elencadas pelos participantes e esses planos devem ser orientativos para as reuniões do Núcleo.



Dispõem assim a ACIME e o Núcleo de Arquitetura um conjunto de informações que deverão nortear as atividades estratégicas prioritárias.



Este relatório é constituído basicamente do registro de todos os painéis de documentação das etapas e análises, elaborados pelos participantes com o apoio da moderação.



Definição dos segmentos que podem participar do Núcleo. O grupo validou as características que norteiam o público:




  • FORMAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • FAZ PROJETOS E COBRA POR ESSE SERVIÇO

  • PRESTA SERVIÇOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

  • PROFISSIONAL LIBERAL OU EMPRESÁRIO


Atividades

Os resultados são dados essenciais para o monitoramento da evolução das empresas e do Núcleo. Eles devem ser plausíveis e desafiadores. Podemos dizer que os Resultados são o Objetivo Geral traduzido em metas e prazos.



Para definir um resultado é preciso saber o que se pretende atingir (indicador), qual a medida de crescimento desejada (meta) e o período para seu cumprimento (prazo).



O grupo definiu os seguintes indicadores:




  • MARGEM DE LUCRO DAS EMPRESAS;

  • TEMPO ESTIMADO PELO TEMPO GASTO NOS PROJETOS.



Ações a serem realizadas em 2019:



O grupo definiu quais ações levarão o Núcleo a conquistar os resultados e alcançar o objetivo geral. A partir das ações foram definidos os prazos e os responsáveis.



- Implantar planejamento estratégico nas empresas;



- Elaborar contrato padrão de prestação de serviços;



- Consultoria para implantar gestão financeira nas empresas;



- Implantar gerenciamento de projetos nas empresas;



- Programa de treinamento técnico;



- Treinamento para seleção e contratação de funcionários;



- Treinamento de como organizar reuniões;



- Programa de Treinamentos para fornecedores;



- Criar cadastro de fornecedores para as empresas do núcleo.