Reunião mensal da diretoria da ACIME traz pauta recheada de assuntos importantes

terça, 02 de outubro de 2018

A reunião mensal da diretoria da Acime aconteceu na manhã desta terça-feira (02) e sua pauta tratou sobre diversos assuntos importantes. Confira:

- O Núcleo Acime Mulher comentou sobre andamento das adesões para as cotas do Projeto “Uma Magia de Natal” e ressaltou que é preciso mais participação dos empresários para realizar a decoração natalina que Medianeira merece;

- A gerente executiva da Acime, Luciane Dal Pozzo apresentou as ações realizadas pela associação no mês de setembro e a programação para o mês de outubro;

- A presidente, Rita Schierholt falou sobre umas das ações do Movimento Medianeira Merece – Vote Certo, que são as cartas de compromissos que a Acime está entregando aos deputados estaduais e federais da região, com reinvindicações para Medianeira e microrregião.

Para os deputados federais, a carta solicita as seguintes reformas:

- Tributária, contemplando a redução e simplificação de impostos e dando um fim à guerra fiscal;

- Administrativa, com a implantação de um verdadeiro teto à remuneração dos servidores e dos agentes públicos, extinguindo-se benefícios e os penduricalhos; que resulte em efetivo enxugamento da máquina pública e em drástica redução dos custos administrativos em todos os Poderes constituídos;

- Previdenciária, com a extinção de privilégios, adotando-se modelo justo e igualitário que resulte no fim das discrepâncias que culminam no atual déficit.

à Adequação da infraestrutura, conforme especificações abaixo:

- Duplicação da Rodovia BR 277 no trecho de Matelândia a Cascavel;

- Revisão do modelo de contratos de concessão das rodovias pedagiadas, contemplando as adequações necessárias e a cobrança de tarifas justas;

- Extensão da Ferroeste até o Mato Grosso do Sul, com terminal de cargas em Medianeira.

à Política pública de segurança pública que contemple a liberação de recursos para a implantação de sistemas de vídeo monitoramento das áreas públicas; o efetivo controle das fronteiras, inibindo a saída de veículos furtados e roubados, bem como a entrada de drogas e armamentos.

à Fornecer incentivos e estrutura necessária para que o Paraná alcance o status Livre de Aftosa sem vacinação.

à Fomentar a estruturação do Parque Tecnológico de Medianeira.

Para os deputados estaduais:

à Adequação da infraestrutura, conforme abaixo especificado:

- Duplicação da Rodovia BR 277 no trecho de Matelândia a Cascavel;

- Readequação da marginal norte da rodovia BR 277 (Avenida 24 de Outubro), em todo o perímetro de Medianeira, incluindo urbanismo, pavimentação e sinalização, e a sua extensão até as proximidades do posto de fiscalização da Receita Federal;

- Readequação de toda a extensão da PR 495, mediante a realização de recape asfáltico de qualidade, implantação de acostamento, ciclovia e sinalização vertical e horizontal;

- Criação e implantação de um plano de melhoria das estradas rurais do município de Medianeira;

- Extensão da Ferroeste até o Mato Grosso do Sul, com terminal de cargas em Medianeira;

- Criação de uma política de fomento às energias alternativas, em observância ao grande potencial da Região Oeste do Paraná, principalmente por meio de biodigestores que aproveitem os dejetos da cadeia da proteína animal;

- Criação de um plano de reforço ao abastecimento de água potável para Medianeira.

à Política pública de segurança pública que contemple a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Medianeira e o reforço do efetivo policial na região de fronteira.

à Fomentar a estruturação do Parque Tecnológico de Medianeira.

à Conclusão imediata das obras e início das atividades da Escola Técnica de Medianeira.

à Melhoria da qualidade dos últimos anos do ensino fundamental e, também, do ensino médio das escolas e colégios estaduais situados no município de Medianeira e entorno.

- Em seguida, a arquiteta da Prefeitura Municipal de Medianeira apresentou a diretoria o que é, como funciona e as leis do plano diretor dos municípios. “O plano diretor é a principal ferramenta de planejamento de cidades do Brasil. Segundo a lei, ele é obrigatório para os municípios com mais de 20.000 habitantes e ordena o desenvolvimento urbano, devendo ser revista a cada 10 anos. A união e o estado concebe as diretrizes básicas sem impor um modelo padronizado e os municípios devem legislar sobre as políticas urbanas segundo suas peculiaridades locais, em especial o uso e ocupação do solo urbano e gerenciar a aplicação dos instrumentos”.

A presidente da Acime finalizou a reunião salientando a importância da Acime da população participarem dos conselhos do município para contribuir nas decisões e abriu o espaço para assuntos gerais.