1º Encontro Empreender

segunda, 08 de abril de 2019

Na noite de segunda-feira, 8 de abril, a ACIME realizou o 1º Encontro Empreender, que reuniu empresários medianeirenses de vários ramos para troca de experiências sobre os núcleos do Programa Empreender da Associação.

O Programa Empreender faz parte da ACIME desde 2000. É um projeto concebido na Alemanha, baseado no associativismo e conta com uma metodologia estruturada há mais de um século. Ele promove a cooperação entre empresários do mesmo segmento, buscando qualificação e crescimento pessoal e profissional para os integrantes e, consequentemente, resultando em melhorias nos empreendimentos.

Com esse programa, buscam-se alternativas para auxiliar os empresários, da melhor forma possível. O trabalho em conjunto é uma forma de diagnosticar os problemas e buscar novas alternativas para tornar as empresas participantes ainda mais inovadoras e empreendedoras. Desta forma podem ser traçados novos desafios, muitas vezes antes despercebidos.

Ao participar se tornar um nucleado, o empresário associado tem acesso a treinamentos, qualificações, participação de feiras e outras abordagens que, isoladamente, não seriam possíveis em função dos custos extremamente altos.

A ACIME fornece estrutura e suporte, através de consultores e mediadores, para que os empresários tenham acesso a informações, consultorias, fornecedores e níveis de negociação que não seriam possíveis sem a formação dos núcleos.

Para José Roberto Mazzarella, diretor proprietário na empresa Espaço III e coordenador do núcleo de Imobiliárias da ACIME, os empresários que participam de um núcleo, têm a possibilidade de criar contatos e parcerias com outras empresas, de uma forma muito positiva, bem mediada e com consultores excelentes. “Você consegue fazer um planejamento estratégico de médio e longo prazo, consegue ter uma discussão fundamentada, ter princípios, valores e ética bem acertada e pautada como a base principal entre os participantes do núcleo e descobre que empresários que, até então, eram concorrentes de difícil acesso, tornam-se grandes parceiros”.

O processo de criação dos núcleos se inicia com a iniciativa de 1 ou mais empresários que atuam no mesmo ramo ou têm os mesmos interessem em comum.

Mazzarella relatou que a criação do núcleo de imobiliárias foi um processo muito difícil. “Nós vamos completar dez anos de núcleo. Até quebrar a desconfiança entre os participantes, que foram inicialmente convidados, foi complicado.” Segundo ele, a manutenção dos núcleos depende tanto dos participantes quanto da Associação Empresarial, que está extremamente comprometida com o programa. Dessa forma, é possível “alicerçar empresários qualificados, que trarão resultados fantásticos pra Associação a médio e longo prazo, com segmentos muito mais estruturados e que resultam em empresas que vão gerar mais empregos, mais receitas, e terão um elevado nível de qualificação regional”.

A ACIME conta hoje com quatro núcleos ativos (Imobiliárias, ACIME mulher, ACIME Jovem e Arquitetura) que participaram do encontro para realizar a integração e aproximação dos núcleos já existentes na Associação.

Desde a fundação do programa aqui em Medianeira, essa é a primeira vez que é realizado esse tipo de integração.

Para o diretor da pasta do Programa Empreender da ACIME, Lincoln Pereira Gaboardi, “é muito gratificante ver cerca de 40 nucleados reunidos para apresentarem as estratégias de seus núcleos, trocando experiências afim de melhorar a competitividade de suas empresas, o desenvolvimento econômico e social da cidade”.

O encontro é o fruto de cerca de 2 anos de muito trabalho da equipe da UNIACIME, de diretores da ACIME e dos consultores. “Este momento representa a essência do associativismo, em que empresas e empresários trabalham juntos pelo bem comum”, afirmou Lincoln.

Para mais informações, acesse a página do Programa Empreender ou entre em contato com a ACIME através do telefone (45) 3264-1273.