Notícia

Noite para Elas... E para Eles também

quarta, 27 de novembro de 2019

Uma abordagem sobre relacionamentos saudáveis: esse foi o assunto na noite de terça-feira, 26/11, em evento organizado pela JCI Medianeira e Câmara Municipal dos Direitos da Mulher, que contou com a participação da presidente da ACIME, Rita Maria Schierholt.

 

Na abertura da Noite para Elas... E para Eles também, foi realizada uma palestra com a escritora e psicóloga Caroline Espínola, autora do livro “Dos direitos humanos à efetividade da Lei Maria da Penha”.

 

Durante pouco mais de uma hora, a psicóloga apresentou dados sobre a violência doméstica no Brasil, alguns pontos sobre a Lei Maria da Penha, como prevenir-se e ciclos da violência. “A temática pode ser considerada uma pandemia e devemos trabalhar com a prevenção e conscientização dessas pessoas que podem se envolver em casos de violência. E um dos pontos que mais abordei é trabalharmos o tema no ambiente escolar, para evitarmos tantas notícias ruins sobre violência contra as mulheres”, opinou a psicóloga.

 

Após a palestra, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema “Relacionamentos saudáveis e a sua importância como uma estratégia de prevenção contra a violência doméstica e familiar contra a mulher”.

 

A mesa redonda foi mediada pela jornalista Fernanda Maria e teve a participação das empresárias Margarete Caovilla e Rita Maria Schierholt, que além de empresária, é também presidente da Associação Empresarial de Medianeira. Além delas, compuseram a mesa redonda o Pastor Antonio Carlos Pereira (Toninho) e Carmem Teresa Zangheti dos Reis.

 

Sobre a iniciativa de organizar esse evento em Medianeira, a coordenadora do projeto e membro da JCI Medianeira Aline Rosso pontuou: “Tivemos um ano atípico em que a grande mídia divulgou muitos casos de violência doméstica a mulheres e meninas e acreditamos na necessidade de falarmos em relacionamentos saudáveis. Além disso, esse foi o principal Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que a então presidente nacional da JCI Brasil, Luiza da Silva, decidiu abordar durante este ano”, destacou Aline.

 

Encerrada a mesa redonda, foi servido um coquetel para todos os participantes.

 

Este foi um projeto organizado pela JCI e Câmara Municipal dos Direitos da Mulher e contou com o apoio do SESC Medianeira, Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR), Madame Madrinha, Panetones Hellena e Sapatilhas Aline Costa.

 

SOBRE O EVENTO ELES POR ELAS - Criado pela ONU Mulheres, o movimento HeForShe quer ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres; objetivando engajar homens e meninos para novas relações, sem atitudes e comportamentos machistas. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir globalmente que a igualdade às mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade, beneficiando a sociedade nos âmbitos econômico, político e social.

Fonte: Assessoria JCI