COVID-19 - COMO FAZER AS COMPRAS?

segunda, 23 de março de 2020

Precisei ir ao mercado! E agora?

A recomendação é clara: se puder, não saia de casa. Idosos, pessoas no grupo de risco (diabéticos, asmáticos, com problemas cardíacos e pacientes oncológicos) ou com sintomas devem evitar mais ainda as saídas.

Você pode realizar compras on-line, via telefone ou WhatsApp. Vários mercados, supermercados e farmácias de Medianeira já disponibilizaram serviço de delivery.

É bom frisar que as compras online são mais indicadas nesse momento, mas, no caso de quem está saudável e precisa ir ao mercado comprar mantimentos ou à farmácia, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

•    Durante as compras, evite o contato das mãos com os olhos, nariz e boca.
•    Evite aglomerações e tente manter um distanciamento social de um metro e meio das outras pessoas.
•    Compre somente o necessário. Esvaziar as prateleiras não é a melhor opção nesse momento.
•    Pague as compras com cartão. O dinheiro costuma ser mais manipulado.
•    Pessoas sem sintomas não precisam usar máscara, pois não há evidência de proteção nesses casos.
•    Ao chegar em casa, higienize imediatamente as mãos com água e sabão: essa é a forma mais eficaz de eliminação do vírus.
•    Além disso, troque suas roupas e higienize os produtos que comprou.
•    Use o álcool em gel como um complemento.

Se você faz parte das empresas que estão trabalhando nesse período, os cuidados devem ser redobrados:

•    Disponibilize álcool gel, máscaras e luvas (quando necessário) para os funcionários e os oriente a lavar as mãos sempre que possível.
•    Coordene a entrada de pessoas em seu estabelecimento e, se possível, deixe alguém responsável por orientar os clientes das precauções necessárias para evitar a contaminação.