Notícia

COVID-19 - DISTANCIAMENTO E ISOLAMENTO

quarta, 25 de março de 2020

O que é o distanciamento social?

Nos últimos dias as expressões “distanciamento social” e “isolamento social” têm sido muito utilizadas. Mas o que elas significam e por que é importante adotar essas medidas?

A covid-19, é uma doença assintomática na maioria dos casos. Isso significa que a maioria das pessoas infectadas sequer sabe que está doente. Por isso, a única forma de reduzir o risco de infecção é manter distância de outras pessoas. 

A distância segura, segundo especialistas em saúde é de, no mínimo, 1,5 metro.

É importante respeitar essa orientação porque o coronavírus não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado.

O distanciamento social também significa não tocar em outras pessoas, o que inclui apertos de mão, abraços, beijos e relações sexuais. O toque físico é a maneira mais provável de uma pessoa pegar o coronavírus e a maneira mais fácil de espalhá-lo, por isso, neste momento a maior demonstração de carinho que você pode dar para alguém querido é ficar longe dele.

O isolamento social, por outro lado, significa realmente ficar isolado de qualquer outra pessoa. É um sinônimo para a famosa quarentena submetida aos primeiros pacientes com a doença no país. No momento atual de transmissão, o Ministério da Saúde recomenda que qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe, principalmente em locais com transmissão comunitária do vírus, evite contato com outras pessoas.

Fonte: Assessoria ACIME