ACIME entrega comenda Nelson Simonatto ao Sr. Ignácio Aloysio Donel no evento em Comemoração ao Dia da Indústria

A ACIME realizou na última sexta-feira (22) no auditório do Sicredi, o evento em comemoração ao Dia da Indústria, como forma de prestigiar e valorizar os industriais que tanto contribuem para o desenvolvimento de Medianeira e região.

Com a presença de autoridades, industriais, empresários e imprensa, o evento contou com a palestra “Biopark - Parque Científico e Tecnológico de Biociências”, com Luiz Donaduzzi; entrega da Comenda Nelson Simonatto para o Sr. Ignácio Aloysio Donel e finalizou com um delicioso coquetel finger food.

Segundo Donaduzzi, o Biopark é um ecossistema de inovação para a vida que está sendo construído em Toledo. “Somos o primeiro parque tecnológico privado do Brasil, com uma área superior a 5 milhões de m², destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico do País. Nosso principal objetivo é ser referência global em ecossistema de inovação on demand side”.

Sobre o homenageado Sr. Ignácio Aloysio Donel:

Nascido em São Luís Gonzaga, Rio Grande do Sul, no dia 13 de fevereiro de 1936, onde foi professor de ensino primário, Ignácio Aloysio Donel chegou ao Paraná no ano de 1964, no município de Missal e, no ano seguinte, assumiu a gerência da Cooperativa Camasil, que mais tarde passou a ser chamada de Cotrefal e atualmente é a Lar Cooperativa Agroindustrial. Ignácio presidiu a Cotrefal entre março de 1968 e março de 1973 e foi reeleito em fevereiro de 1979, permanecendo até 1991. Donel também tem importante participação na história da Frimesa, pois articulou a aquisição da massa falida do frigorífico. Foi vice-presidente da Ocepar de 1987 a 1989, reeleito em 1990. Durante seu mandato, Donel idealizou e implantou os núcleos regionais cooperativos como forma de buscar soluções para os problemas relacionados ao desenvolvimento do sistema cooperativista. Liderou a criação da Cooperativa de Crédito Credifronteiras, atual Sicredi Vanguarda e foi o primeiro presidente da Cocecrer - PR, atual Central Sicredi do PR.

Ignácio Aloysio Donel dedicou toda sua vida profissional ao cooperativismo. Sempre foi ardoroso defensor da máxima participação dos cooperados motivados e unidos em suas cooperativas. Hoje, se a Lar e a Frimesa são grandes cooperativas geradoras de emprego e desenvolvimento para Medianeira, deve-se ao trabalho e esforço que ele dedicou no passado. Visionário e com o cooperativismo impregnado em suas veias, Ignácio Donel é um exímio exemplo de cooperativista que acreditou que “a união faz a força”.

A ACIME agradece aos apoiadores: Friella, Sicredi, Ninfa e Frimesa, e a todos que prestigiaram o evento.



Outras Notícias

Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime foi formalizado em reunião

Na noite de ontem (24), foi formalizado em reunião o Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime. Agora, o próximo passo é dar início e andament..

Leia mais

​Empreendedores: Palestra gratuita sobre o EMPRETEC acontece no dia 01 de outubro na ACIME

Deseja ser um empreendedor de grande potencial? Então participe da palestra gratuita do EMPRETEC que acontecerá no dia 01 de outubro, às 19h30 na ACIME e ..

Leia mais

ACIME e Escola de Música Arte e Som assinam novo convênio de benefícios aos associados

A ACIME e a Escola de Música Arte e Som assinaram na última quinta-feira (13), o novo convênio de benefícios que concede aos associados ACIME, seus dependen..

Leia mais

Atenção empresários: Adesão ao projeto “Uma Magia de Natal” vai até dia 20

O Núcleo Acime Mulher está com o maravilhoso projeto de decoração natalina para Medianeira: Uma Magia de Natal. A ideia consiste em resgatar o espírito na..

Leia mais

Parceiros