Associações Empresariais da região se reúnem para debater possíveis impactos da lei das lojas francas de fronteiras

O Núcleo das Associações Empresariais da Microrregional 1 da Caciopar, realizou na tarde desta quinta-feira (05) na Acime, uma reunião com a profª Adelita de Foz do Iguaçu, com o objetivo de explicar e debater com os empresários sobre a lei que permite a implantação das lojas francas de fronteiras terrestres e seus possíveis impactos no comércio da região.

Conforme a legislação que regulamenta o Regime Especial de Lojas Francas as mercadorias brasileiras e estrangeiras poderão ser vendidas com suspensão dos tributos federais. A isenção estadual dependerá de lei específica:

- PORTARIA MF Nº 307, DE 17 DE JULHO DE 2014 - Dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre e altera a Portaria MF nº 440, de 30 de julho de 2010, que dispõe sobre o tratamento tributário relativo a bens de viajante.

- PORTARIA MF Nº 320, DE 22 DE JULHO DE 2014 - Altera a Portaria MF nº 307, de 17 de julho de 2014, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira e o tratamento tributário relativo a bens de viajante.

- INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1799, DE 16 DE MARÇO DE 2018 - Estabelece normas complementares à Portaria MF nº 307, de 17 de julho de 2014, que dispõe sobre a aplicação do regime aduaneiro especial de loja franca em fronteira terrestre.

- ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COANA Nº 4, DE 19 DE MARÇO DE 2018 - Estabelece o modelo de dados contendo as informações, especificações e requisitos técnicos necessários para a integração dos sistemas próprios das lojas francas com os serviços da Receita Federal do Brasil para as Lojas Francas de fronteira.

Seção I – Da Admissão da Mercadoria IN/RFB 1.799/2018

- Art. 12. A mercadoria importada ao amparo do regime será desembaraçada com suspensão do pagamento de tributos federais.

- § 1º O previsto no caput aplica-se, inclusive, no caso de mercadoria transferida de qualquer outro regime aduaneiro especial ou aplicado em área especial, e de mercadoria exportada sem saída do território nacional, cuja entrega se dê a pessoa jurídica beneficiária do regime.

- § 2º A suspensão do pagamento de tributos federais será automaticamente convertida em isenção depois de efetuada a venda da mercadoria importada.

- Art. 13. A mercadoria nacional adquirida ao amparo do regime sairá do estabelecimento industrial ou equiparado com isenção de tributos federais.

De acordo com Lucas Ghellere, coordenador do Núcleo da Microrregional 1, a princípio a ideia é de levar a discussão sobre o assunto para que a AMOP - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná reveja os prós e contras da lei em questão.

Sobre as Lojas Francas em Foz do Iguaçu

Representantes do Núcleo das Associações Empresariais da Microrregional 1 da Caciopar participarão na manhã desta sexta-feira (06) de uma reunião extraordinária para discutir a instalação das lojas francas em Foz do Iguaçu encabeçada pelo Conselho da Cidade de Foz do Iguaçu (Concidade).

O ato, em teoria, representa a penúltima etapa das discussões que vão nortear o prefeito Chico Brasileiro (PSD) à autorizar o novo regime tributário local. O regime de loja franca, antes restrito a Aeroportos Internacionais, foi autorizado na faixa de fronteira terrestre com cidades gêmeas, pela Portaria MF 307, de 17 de julho de 2014 e regulamentado em Instrução Normativa da RF, de março deste ano. A extraordinária do Concidade será na Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e vai abrir para participação popular.


Outras Notícias

Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime foi formalizado em reunião

Na noite de ontem (24), foi formalizado em reunião o Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime. Agora, o próximo passo é dar início e andament..

Leia mais

​Empreendedores: Palestra gratuita sobre o EMPRETEC acontece no dia 01 de outubro na ACIME

Deseja ser um empreendedor de grande potencial? Então participe da palestra gratuita do EMPRETEC que acontecerá no dia 01 de outubro, às 19h30 na ACIME e ..

Leia mais

ACIME e Escola de Música Arte e Som assinam novo convênio de benefícios aos associados

A ACIME e a Escola de Música Arte e Som assinaram na última quinta-feira (13), o novo convênio de benefícios que concede aos associados ACIME, seus dependen..

Leia mais

Atenção empresários: Adesão ao projeto “Uma Magia de Natal” vai até dia 20

O Núcleo Acime Mulher está com o maravilhoso projeto de decoração natalina para Medianeira: Uma Magia de Natal. A ideia consiste em resgatar o espírito na..

Leia mais

Parceiros