Empresários conhecem modelo associativista em SC

Quarenta e seis empresários e empreendedores de 14 cidades do Oeste do Paraná estiveram de terça à noite de quinta-feira, em Florianópolis, para conhecer o que faz do associativismo de Santa Catarina um dos mais pulsantes do Brasil. A comitiva visitou as instalações da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, da Associação Empresarial de São José, do Sapiens Parque Tecnológico e também recebeu informações da Facisc, a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina.

O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informa que todos puderam aprender muito com as informações recebidas. "Todos os que nos recepcionaram foram muito gentis e de maneira fácil e ampla apresentaram relatos completos e detalhados das estruturas das quais participam. Tudo isso poderá, da melhor forma possível, ser adaptado à realidade de cada uma das associações comerciais da região e, gradualmente, bons resultados aparecerão", diz Leoveraldo, que liderou a caravana de Aces integradas à Coordenadoria.

O planejamento, a organização e o profissionalismo com que as entidades são geridas é um aspecto importante a ser considerado. "Tudo é medido e analisado cuidadosamente. O foco principal é o empresário e contribuir para o desenvolvimento hegemônico das regiões do Estado", pontua Leoveraldo. A opção da Acif de Florianópolis de implantar regionais, espécie de filiais da entidade, também chamou atenção. "É uma forma de manter a entidade ainda mais perto dos empresários e trabalhar conceitos ligados à participação voluntária", cita o ex-presidente da Caciopar, Lenecir José Benacchio.

Parte da comitiva do Oeste foi formada por executivos de associações comerciais e para esses o conteúdo mais atrativo se referiu aos produtos e serviços. "E são muitos. A exemplo de cartão personalizado para vales alimentação e refeição, convênios-saúde muito fortes e serviços sempre focados na melhor resposta às empresas e ao sistema", observa a gerente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosane Schulz Ferreira.

Municípios

Uma das visitas mais aguardadas pela caravana foi ao Sapiens, parque tecnológico criado em 2002 para ser um ambiente voltado à inovação e à multiplicação de novos conhecimentos. O volume em investimentos privados já ultrapassa os R$ 150 milhões e a projeção de empregos para alguns anos é de 25 mil. Os municípios da região Oeste representados na caravana foram Santa Helena, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, Foz do Iguaçu, Palotina, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Cafelândia, Cascavel, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu. Também pudemos contar com a participação de representante no grupo da coirmã Acil, Associação Comercial de Laranjeiras do Sul.

Legenda: Líderes do Oeste durante encontros na capital catarinense: troca de informações e experiências

(visitaflorianopolis e visitaflorianopolis2)

Crédito: Divulgação



Outras Notícias

Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime foi formalizado em reunião

Na noite de ontem (24), foi formalizado em reunião o Núcleo dos Arquitetos do Programa Empreender da Acime. Agora, o próximo passo é dar início e andament..

Leia mais

​Empreendedores: Palestra gratuita sobre o EMPRETEC acontece no dia 01 de outubro na ACIME

Deseja ser um empreendedor de grande potencial? Então participe da palestra gratuita do EMPRETEC que acontecerá no dia 01 de outubro, às 19h30 na ACIME e ..

Leia mais

ACIME e Escola de Música Arte e Som assinam novo convênio de benefícios aos associados

A ACIME e a Escola de Música Arte e Som assinaram na última quinta-feira (13), o novo convênio de benefícios que concede aos associados ACIME, seus dependen..

Leia mais

Atenção empresários: Adesão ao projeto “Uma Magia de Natal” vai até dia 20

O Núcleo Acime Mulher está com o maravilhoso projeto de decoração natalina para Medianeira: Uma Magia de Natal. A ideia consiste em resgatar o espírito na..

Leia mais

Parceiros