A casa do empresário... ACIME 41 anos

segunda, 08 de agosto de 2011

A casa do empresário... ACIME 41 anos

Em 28 de julho de 1971 por iniciativa do Rotary Clube Medianeira, foi fundada a “Casa do Empresário”, com objetivo de defender e representar os interesses empresariais, a união da classe foi o passo inicial para levar a instituição a ser o que é hoje. Foram várias ações que marcaram a história, coordenadas por empresários de pulsos firmes. A primeira diretoria da Acime foi presidida por quatro anos pelo Sr. Erestitu Chibiaque, juntamente com o Vice, Armindo Doro Frandaloso.
Segundo o Sr. Armindo Frandoloso, no início houve uma reunião com alguns empresários onde foi nomeada uma comissão para a elaboração dos estatutos da associação. Na ocasião estiveram presentes os empresários e fundadores: Erestitu Chibiaqui; Francisco Pereira Neto; Adolfo Mariano da Costa; Armindo Frandaloso; Wadis Dal´oglio e Antonio Dela Pasqua.
Como a Associação ainda não possuía sede própria, as reuniões eram realizadas no escritório do primeiro presidente, Erestitu Chibiaqui, até a conclusão da elaboração do estatuto. As reuniões aconteciam de forma constate, até mais de uma vez por semana. Depois da conclusão do estatuto e a sua apresentação em assembléia, o escritório da associação comercial por quatro anos passou a funcionar junto ao escritório de contabilidade do então vice-presidente, Armindo Frandoloso, e posteriormente no escritório do Senhor Irineo Pelissari que também fazia parte da diretoria.
Na assembléia de constituição da Acime, havia mais de cem empresários presentes, automaticamente todos se associaram e ajudaram a eleger a primeira diretoria. Não havia nenhum recurso além da mensalidade dos primeiros sócios, o que era pouco. Em quatro anos de trabalho a associação teve uma redução de mais da metade dos associados, apenas a mensalidade não supria as despesas com material e viagens. Depois disso, com um trabalho de conscientização juntamente com os escritórios de contabilidade, em dois anos, o número de associados subiu para aproximadamente 110.
Por anos foi alugada uma sala comercial no centro de Medianeira, onde a Associação instalou-se ate a construção de sua sede na qual atualmente esta em atividade. Nesse período de conclusão da nova sede, a associação manteve apenas um funcionário. “Com a conscientização dos empresários quanto à necessidade e o valor de uma associação comercial, ficou mais fácil de conseguir recursos para a construção da nova sede”, afirma Armindo. 
“Naquela época tudo era mais difícil, como a associação ainda não conseguia manter-se financeiramente, todas as despesas de viagens eram bancadas pelo próprio presidente. E sempre tínhamos reuniões importantes da FACIAP em várias regiões do Paraná. Eram longas horas de viagem, isso porque naquela época a BR 277 ainda não era toda asfaltada, e mesmo com todas as dificuldades não deixávamos de participar”, afirma Armindo.
O primeiro serviço oferecido pela associação comercial foi o SCPC, antigamente conhecido como SPC ou SEPROC, a partir daí houve mais interesse dos empresários em se associar, pois havia uma necessidade do serviço que ainda hoje é muito importante para o empresário. Outro serviço da época foi um convênio fechado com o ministério do trabalho para a emissão das carteiras de trabalho.
Depois de instalada a sede da Acime, passou a funcionar ali um posto de serviço da Junta Comercial onde todo processo recebido era enviado para Curitiba. Naquela época a Associação ate custeava um pouco os seus serviços porque o que se cobrava não dava para cobrir as despesas do malote que era semanal. Foram dez anos de luta para trazer um escritório da Junta que hoje esta funcionando e beneficiando os empresários de Medianeira e região.

 

Um fato muito importante na época foi à criação da CACIOPAR, a qual a Acime fez frente e em seguida trabalhou para a criação de novas Associações Comerciais na região.

 

Naquela época eram os diretores que faziam os trabalhos de ir ate as empresas buscar novos associados, além de realizar eventos para arrecadar fundos para a Associação. Trabalho que hoje é feito pelos funcionários da Acime. 
“Hoje eu tenho orgulho de ver essa associação e ter participado desde o início. Sinto um grande prazer quando vejo essa sede e esse trabalho que a Acime esta apresentando que são numerosos. Não esta ligada somente naquilo que o empresário precisa, ela já esta se despontando para outros ângulos como lutas por bandeiras importantes, tanto para a classe empresarial quanto para a comunidade de Medianeira, como da duplicação da BR 277 e outras”. Antigamente essas bandeiras eram defendidas junto a FACIAP – Federação das Associações Comerciais do Paraná, e se buscavam soluções para algumas questões da época como, por exemplo, a luta pela reabertura da Estrada do Colono.

 

Serviços e ações realizadas pela ACIME

 

Nesses 40 anos, a Acime desenvolveu importantes eventos e ações para Medianeira e região, como a reabertura da Estrada do Colono, realização da Expomed, Feon e mais tarde a Femult, o Top em Excelência, Dia da Indústria, implantação da Unioeste, Balcão Sebrae, Incubadora Tecnológica, Programa Empreender, Juizado Especial Civil, Fórum Permanente de Desenvolvimento de Medianeira, Natal Ecológico, Conselho da Mulher Empresária e do Jovem Empresário, instalação do escritório do CIEE, palestras com profissionais renomados, treinamentos, workshops, campanhas promocionais de vendas e outros. Atua em questões sociais que são de grande importância para o município, como o movimento Vote Certo – Medianeira Merece, a duplicação da BR 277 entre os trechos de Medianeira a Cascavel, implantação de um parque tecnológico no município e outros.
Todos os feitos foram para gerar benefícios à classe empresarial e comunidade como um todo. A Acime também buscou importantes parcerias como as instalações do SESI em sua sede, que por quatro anos esteve em Medianeira.

 


O primeiro treinamento oferecido pela Acime, foi um curso de datilografia pelo SENAC, onde foram formados mais de 100 alunos em um tempo de 90 dias. Na época o curso de datilográfica era a fonte principal para quem procurava emprego em escritório.

 

Postado em 08/08/2011


Fonte:

Galeria de Fotos