Acime recebe mais um Deputado Estadual

terça, 17 de abril de 2012

Acime recebe mais um Deputado Estadual

Na tarde da última quinta-feira, dia 12, o Deputado Estadual, Ademir Bier, esteve na Acime para dar pareceres à comissão do Vote Certo e ouvir as reivindicações da classe empresarial. O encontro contou com a presença de membros da comissão gestora do Vote Certo, diretoria da Acime, empresários, imprensa e convidados. E debateram os seguintes assuntos: Guerra Fiscal entre os estados brasileiros que está prejudicando os produtos paranaenses; implantação do Parque Tecnológico; duplicação da BR 277; garantir segurança sanitária para o rebanho paranaense; criação da Agência de Fomento; moralizar a gestão da Assembléia Legislativa do Paraná; implantação de uma Escola Técnica; ampliação da rede de esgotos de Medianeira; e apoio aos projetos em andamento e solicitados pela Prefeitura de Medianeira.
Ao ser abordado sobre a guerra fiscal, o Deputado afirmou que a Assembleia Legislativa é o único poder que “não pode”. “A própria constituição de 1988 tirou uma série de atribuições que eram das Assembleias Legislativas, então hoje nós não podemos mais legislar sobre as questões que se referem a qualquer aspecto financeiro que possa lá na frente gerar despesa, sendo assim inconstitucional, não podendo ser de iniciativa de um parlamentar. Nos anos anteriores o parlamentar fazia os seus projetos, passava na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e nas comissões, quando chegava ao plenário se votava favorável ia para o governo, se o governo veta-se, voltava para a Assembleia e os deputados em apoio ao governo acabavam mantendo o veto, então desde a legislatura passada todo projeto inconstitucional morre já na CCJ, por este motivo uma grande maioria dos projetos estão todos arquivados pela inconstitucionalidade. Sendo assim, nós temos trabalhado através da indicação, fizemos a indicação para o governo e se o mesmo se interessar ele remete para a assembléia, ai discute-se com cada Deputado,” explica.
Ainda de acordo com o deputado quando o mesmo era Diretor de Economia para Assuntos do Mercosul da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais),  foi percorrido todo o Brasil, junto com o Deputado Federal, Germano Rigotto, o qual era presidente da comissão da reforma tributária. “A cada local que chegávamos, saiamos de lá com a certeza de que nada iria mudar. A reforma tributária não ocorre porque o nosso país é um país continental e cada um não quer abrir mão, nesse momento, de interesse nenhum, eles querem modificar, desde que não mexa no deles, enquanto não tiver um projeto para o Brasil e que as pessoas entendam que vão perder um pouquinho aqui, mas que irão ganhar lá na frente isso não vai mudar. Sobre esse assunto o Deputado Reni Pereira é especialista, e eu assumo o compromisso de conversar com ele sobre o assunto,” afirma Ademir.
Sobre o Parque Tecnológico, o Deputado afirmou que em 2010 foi apresentado um projeto de Lei para incluir Medianeira, mas o mesmo foi arquivado. “Eu fui atrás desse tema verificar porque o projeto de Medianeira estava arquivado, e não havia nada que falasse dessa questão, então eu apresentei nessa semana, no dia 11 de abril, esse projeto de Lei, onde foi anexado ao projeto maior o 170/2011 que está em andamento, e nele estão anexados vários outros projetos em tecnologia, incluindo vários municípios, e onde praticamente o Sudoeste inteiro está contemplado e aguardando o parecer da CCJ. E eu como faço parte da Comissão de Ciências e Tecnologia, juntamente com outro Deputado, estivemos com o Secretário de Ciências e Tecnologia, e eles estão preparando um encontro via Secretária e via Comissão da Assembleia para discutir o assunto, os mesmos irão percorrer as regiões, iniciando por Curitiba, para realizar esses encontros. É o momento oportuno para realizarmos algo, porque agora o assunto está sendo discutido, é um contexto importante e estamos preocupados, e é formidável que vocês se juntem a nós nesse trabalho, vou verificar em que pé está isso e depois passo para vocês,” conclui.
Questionado sobre a Duplicação da BR 277, o Deputado afirmou que é um assunto que precisa ser revisto, e ficou de passar importantes dados para a Associação, como o histórico do pedágio.  “O que as Concessionárias querem é baixar a tarifa, desde que seja ampliado o prazo para a realização das obras, mas nós não aceitamos qualquer alteração no contrato referente a tempo, se for preciso nós vamos fazer um movimento estadual. Não é possível que aqui no Paraná tenha um pedágio da forma como está agora, a briga é muito forte, não tem como mexer nisso, agora ainda surgiu uma luz na questão do Tribunal de Contas da União que conseguiu dar uma abertura, estão falando em uma CPI a nível Nacional, é um assunto complicado, é preciso o apoio do Tribunal de Contas; Ministério Público; Polícia Federal, enfim, de todo mundo para poder realizar algo. Nós conversamos com o governador sobre o assunto e falamos que o apoiamos desde que sejam feitos os encaminhamentos dos nossos projetos junto à bancada. Com relação ao pedágio, solicitamos ao Governador para não estender o prazo, e o mesmo consentiu e deu a sua palavra de que isso não será mudado,” afirmou.


 
Avaliação do Deputado sobre o encontro
“A reunião foi importante, procuro sempre participar das reuniões que aqui somos convocados, e dessa forma individualizada é melhor porque nos da a condição de expor realmente aquilo que pensamos e que é de interesse da nossa região especificamente de Medianeira, então eu achei bastante produtivo, uma conversa franca daquilo que é da nossa responsabilidade, principalmente sem enganar ninguém daquilo que é possível de se fazer, todo encontro como esse nos da indicativos daquilo que pode ser melhorado e até a nossa atuação na Assembleia Legislativa. A pauta foi muito boa, nós tivemos a votação da população e a contrapartida é o trabalho, Medianeira é um município forte, com uma população extraordinária e com um poder de crescimento muito grande.  A respeito da Escola Técnica nós tivemos ainda na manhã dessa data, a resposta do projeto que estamos acompanhando desde 2009, até o mês de julho será entregue a readequação do projeto para que ele possa ser licitado, acreditamos que até o fim do ano já tenhamos a definição da empresa que deverá executar essa obra de mais de 5 milhões de reais. Outra boa notícia é que o estado pretende investir 2,5 milhões neste ano na construção da Delegacia de Policia em Medianeira, será uma obra muito bonita, o projeto II , modelo que será construído também em diversos municípios do Paraná.” Deputado Estadual, Ademir Bier.

 

Postado em 16/04/2012

Fonte:

Galeria de Fotos