ACIME se reúne com setores produtivos para debater os testes geológicos previstos para janeiro de 2017

quarta, 21 de dezembro de 2016

ACIME se reúne com setores produtivos para debater os testes geológicos previstos para janeiro de 2017

Em reunião realizada na tarde do dia 21/12/2016, o presidente da ACIME recebeu o Diretor Executivo da Frimesa, Sr. Elias Zidek, o segundo vice-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Sr. Urbano Inacio Frey, o presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Sr. Ivonir Lodi, o vereador eleito, Sr. Antonio França, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sr. José Carlos de Lima, para tratar dos testes geológicos cuja execução está prevista para o mês de janeiro de 2017.

O presidente da ACIME manifestou grande preocupação da entidade com a movimentação, já no início de 2017, de caminhões e máquinas visando a realização de testes e estudos relativos à técnica de perfuração seguida de fraturamento hidráulico para a exploração e gases e óleos não convencionais no território de Medianeira. "É nossa intenção mobilizar toda a sociedade e também os poderes constituídos a fim de se impedir que o meio ambiente, a produção alimentícia e a saúde da população sejam expostos a grave risco", anunciou o presidente da ACIME.

O Diretor Executivo da Frimesa endossou a preocupação da ACIME, explicando que o Programa Oeste em Desenvolvimento vem acompanhando a situação de tais estudos em toda a região oeste do Paraná, o que culminou com a assinatura da Carta do Oeste Parananense contra o fracking em nossas terras.

Uma vez identificados gases e óleos no subsolo de Medianeira, a técnica de exploração é o chamado fracking, ou seja, a perfuração do solo seguida de fraturamento hidráulico, a qual utiliza milhões de litros de água, grande quantidade de produtos químicos - inclusive radioativos - e possibilita o aparecimento de grandes problemas de saúde decorrentes de efluentes tóxicos e de grave contaminação dos aquíferos subterrâneos.

Em razão dos graves riscos decorrentes da atividade, a ACIME encaminhará, com urgência, solicitação aos poderes Executivo e Legislativo para a aprovação imediata de lei municipal que proíba os estudos e testes de tal natureza no território do Município.

Fonte:

Galeria de Fotos