Como manter o cadastro de clientes atualizado

quarta, 14 de outubro de 2015

Como manter o cadastro de clientes atualizado

Afinal, o cadastro de clientes é tão importante para uma empresa? E como mantê-lo atualizado?

O cadastro atualizado possibilita a comunicação direta com o cliente, reduzindo o tempo e energia gasto para entrar em contato, pois gera intimidade deste com a empresa. Seja através de convites para eventos, newsletter ou outro tipo de contato, haverá a propagação do seu trabalho, assegurando uma relação estável com o seu cliente.

A atualização constante de um banco de dados efetivo é considerada um obstáculo para muitas empresas. Pesquisas apontam que aproximadamente 46% das pequenas e médias empresas não possuem cadastro de clientes e, cerca de 63% das empresas que possuem cadastro o mantêm com dados desatualizados.

Os dados inseridos no ato do cadastro de clientes, assim como sua atualização, podem ser decisivos para se determinar ações de uma empresa. Por exemplo: promoções em escala local não surtirão grande efeito se não houver informações referente à localização e aos interesses dos clientes nas adjacências.

Desta forma, é perceptível que a organização e atualização adequada do cadastro de clientes são um grande aliado na tomada de decisões da empresa. Afinal, conhecer bem o seu cliente é importante para o sucesso do seu empreendimento.

O que fazer com o banco de dados?

Não basta obter as informações, é muito importante saber como e quando utilizá-las. Para facilitar o uso do banco de dados dos clientes, faça uma triagem das informações disponibilizadas.

Elabore um sistema de classificação dos clientes para segmentá-los, atendendo às demandas específicas (pode ser de acordo com a intensidade de uso dos seus serviços, tempo de uso, gênero, interesse na empresa ou outros parâmetros). Personalize o atendimento conforme o perfil do cliente e fique atento às tendências do grupo para que sua abordagem não seja antiquada.

Como manter atualização constante dos dados?

O cadastro de clientes é uma ferramenta de grande utilidade na tomada de decisões da empresa. No entanto, mais do que informações aleatórias, faz-se necessário obter um banco de dados funcional, com dados relevantes para a empresa e organizados adequadamente, e verificar possíveis fraudes ou dualidade de informações.

Há diversas situações nas quais se podem atualizar o banco de dados do seu cliente. Por exemplo: quando este fizer um pedido ou orçamento e/ou for até o seu estabelecimento físico, atualize suas informações (email, redes sociais, site, telefone, data de aniversário e outras que julgue necessário).

Outra forma de controle é delegar a tarefa de atualização de cadastros a um funcionário da empresa. Permitir que uma pessoa cuide disso pode ser uma ótima opção para a organização e atualização dos dados.

E o marketing?

Atualmente, o marketing de relacionamento promove maior aproximação dos clientes e empresas, conquistando e fidelizando seus consumidores, além de estimular que o próprio cliente mantenha o cadastro atualizado.

Diferentes táticas e ferramentas podem ser utilizadas para que sua empresa possua o cadastro de clientes atualizado e ainda aproxime cada vez mais o seu cliente.

Os programas de fidelidade, além de cumprir com a sua função de estimular a lealdade dos clientes à empresa, garantem o contato constante do consumidor com o sistema de informações. Através de e-mails emitidos, seja com promoções ou extrato de pontos, o consumidor procurará permanecer atento e com seus dados atualizados.

Direcione o contato com seu cliente à necessidade dele. Lembre-se que a abordagem deve ter caráter individual. Se o cliente não se interessa por maquiagem, provavelmente não abrirá outro e-mail da empresa que lhe direcionou este tipo de conteúdo.

Com a triagem das informações e a construção de perfis é possível oferecer exclusividade dos serviços da empresa. Atendimento personalizado é um ponto extra na sua relação com o cliente. Estimule seus clientes a manterem seus dados atualizados com tratamento cordial e customizado.
Felicitações no dia do aniversário com ofertas promocionais e descontos exclusivos, por exemplo, pode agradar bastante seu público alvo.

Não esqueça: o cliente gosta de ser tratado de maneira especial e ser bem lembrado. Personalize o seu atendimento e colha bons lucros!

Fonte: http://www.lyriusgestao.com.br/

Fonte:

Galeria de Fotos