Concorrência: ameaça ou oportunidade?
sexta, 28 de agosto de 2015
Concorrência: ameaça ou oportunidade?
O que seria da empresa se ela não tivesse concorrência? A competitividade entre empresas está mais acentuada, e entender a concorrência de perto, poderá trazer benefícios para sua organização. A ameaça da concorrência pode se transformar em grande oportunidade.Confira algumas dicas sobre como a concorrência pode servir como fonte de inspiração:
1. Fique atento aos pontos fracos de seu concorrente: se eles representam os seus pontos fortes, você tem grandes chances de surpreender o mercado.
2. Faça o dever de casa: para entender o concorrente, não será preciso ir muito longe. Geralmente as empresas possuem um histórico informatizado de oportunidades ganhas e perdidas. Neste caso, será possível mapear as informações importantes como empresas vencedoras, preços praticados, dentre outros. Algumas elaboraram um ranking das empresas que participaram das oportunidades, com o objetivo de pontuarem os fatores que contribuíram para o sucesso e fracasso. Mensalmente o ranking deve ser monitorado com o objetivo de se chegar ao topo. Para isso será importante converter erros em acertos, de forma estratégica, transformando oportunidades em negócio fechado.
3. Fontes externas: são muitas as fontes, destaco o site do concorrente, notícias, redes sociais (certifique-se antes da veracidade da informação) e principalmente o seu cliente. Estude o mercado, fique atento aos casos de benchmarking, modelos de procedimentos adotados por empresas que são referências, mesmo que não concorrentes, poderão ser adaptadas em sua empresa.
4. Evite promessas: não caia na tentação de se praticar o “precinho” e “prazão”, muitas vezes estimulados pela concorrência. É preciso ter um fluxo de caixa estável para se praticar essas ações.
5. Seu cliente merece atenção: conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele irá bater na porta do seu vizinho, seu concorrente.
6. Cliente oculto: bastante aplicado para avaliar a qualidade, atendimento e processos da própria empresa, vem sendo aplicado também para entender melhor a concorrência. É comum em pequenas empresas o próprio dono ser cliente do seu concorrente para estudá-lo melhor.
O cliente é o seu desejo, o concorrente o seu rival. É preciso sempre buscar a superação, para surpreendê-los.
Fonte: http://www.empresario.com.br/
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ACIME sedia reunião de mobilização regional em apoio à criação de um Batalhão da Polícia Militar em Medianeira
Liderança Feminina: Conectando Cooperativas e Mulheres
Núcleo de Arquitetos realiza visita técnica ao Biopark
ACIME Mulher encerra ciclo de palestras do projeto Comércio em Movimento – SESC-PR
ACIME e APTA realizam três edições do curso gratuito de Primeiros Socorros em 2025
ASSOCIADOS
VITRAL VIDRACARIA
RUA PADRE ANTAO
Telefone: (45) 3264-2779
POSTO DE COMBUSTIVEIS CAPRI
AV 24 DE OUTUBRO
Telefone: (04) 5264-1426
T B COBRANCAS
RUA SANTA CATARINA
Telefone: (45) 3240-2485
JULIANA PRISCILA ROQUE
RUA MATO GROSSO
Telefone:
LALA'S KIDS FESTAS
R RIO BRANCO
Telefone: (45) 9910-6144
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACIME. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIME e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
Data de emissão: 19/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|