Diretores da Acime participam da reunião ordinária do Codefoz e buscam mais informações para a criação do Conselho de Desenvolvimento de Medianeira

quinta, 14 de abril de 2016

Diretores da Acime participam da reunião ordinária do Codefoz e buscam mais informações para a criação do Conselho de Desenvolvimento de Medianeira

Na noite de ontem (13), o presidente da Acime, Lucas Eduardo Ghellere, a vice-presidente Rita Schierholt, juntamente com os diretores de planejamento, Silvio Debona Borba e Margarete Caovilla, participaram da reunião ordinária do CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, que aconteceu no auditório da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu.

Nesta reunião foi apresentado o relatório da Câmera Técnica de Segurança Pública e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, com foco principalmente na revitalização da Ponte da Amizade. Após a reunião, os diretores se reuniram com o presidente do CODEFOZ, Roni Carlos Temp, o presidente do COMTUR, Licério Santos e com o diretor executivo da ACIFI e do CODEFOZ, Dimas César Bragagnolo.

Segundo o presidente da Acime, essa oportunidade permitiu aos diretores da Acime absorver a experiência do CODEFOZ. “Conhecemos um pouco a história do CODEFOZ e quais foram os primeiros passos para a sua fundação. Buscamos informações, também, sobre a forma de funcionamento das câmeras técnicas e quais são as que estão em atividade no momento. Os dirigentes do CODEFOZ nos demonstraram a importância do Conselho de Desenvolvimento Municipal, que em Foz do Iguaçu já vem apresentando resultados bastante expressivos, como a redução da criminalidade, a revitalização da Ponte da Amizade, o Projeto Beira Foz dentre projetos que fomentam o desenvolvimento e a integração dos mais diversos agentes da sociedade, tudo isso num ambiente de discussões apartidárias”, explica Lucas.

Na ocasião eles explicaram também para a diretoria da Acime, qual é a atribuição do Conselho de Desenvolvimento no dia a dia da gestão pública, que é de promover a discussão acerca dos principais problemas do município, realizar estudos e projetos e encaminhar para os Poderes Executivo e Legislativo.

“Este é um trabalho em conjunto de todas as forças do município, para se ter uma ideia, na apresentação do relatório da câmera técnica de segurança pública, estavam presentes representantes de todas as forças: representantes das forças policiais do Brasil, da Argentina e do Paraguai, marinha, aeronáutica e exército, e inúmeros órgãos públicos e privados. Isso demonstra a força e a sinergia alcançadas pelo Conselho de Desenvolvimento que, quando bem aproveitado, acaba se tornando um braço direito do Poder Público, pois é nele que nascem os grandes projetos executivos para fomentar o desenvolvimento do município”, comenta o presidente da Acime.

Lucas Ghellere declara que agora o próximo passo é buscar a criação desta lei, fazendo as adaptações necessárias para a realidade de Medianeira, em seguida apresentar o projeto de lei para o Poder Executivo e então encaminhar para o Poder Legislativo, para assim instituir o Conselho de Desenvolvimento em Medianeira. “Em Foz do Iguaçu a lei para a criação do conselho foi adaptada de Maringá, e nós de Medianeira iremos adaptar a de Foz para a nossa realidade”, finaliza.

Fonte:

Galeria de Fotos