Fim de ano e período de festas aumentam as tentativas de fraudes
quarta, 11 de novembro de 2015
Fim de ano e período de festas aumentam as tentativas de fraudes
Tradicionalmente, os meses de Novembro e Dezembro aquecem o comércio, muito em função do incremento do 13º salário na economia e do período de festas. Se por um lado esses atrativos geram a alegria de empresários, comerciantes e consumidores, por outro, também desperta a atenção de criminosos interessados em utilizar o nome de terceiros para realizar os mais diversos tipos de fraudes.
Esses crimes podem ser realizados por meio de documentos roubados, perdidos ou capturados de sites de internet. As fraudes mais comuns são emissão de cartões de crédito, compras de celulares, automóveis ou qualquer outro produto de alto valor agregado, além de financiamentos e até abertura de empresas, tudo em nome da pessoa que teve o documento roubado. “Esse tipo de crime não causa apenas prejuízo para o consumidor que tem a documentação roubada e utilizada indevidamente, mas traz problemas também aos comerciantes que aceitam essa documentação sem a devida análise e cuidado, já que são obrigados a arcar com o prejuízo de compras que não serão pagas e podem até sofrer ações judiciais pela negligência dessa análise, caso o cliente fraudado se sinta constrangido com a cobrança de um produto que não com-prou”, afirma Simone Lombardi, gerente de Produtos e Inteligência de Mercado do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Confira algumas dicas para o Lojista minimizar o risco de fraudes
Apesar de ser difícil detectar as fraudes, os comerciantes podem tomar algumas ações para minimizar a ocorrência:
Os especialistas do SPC Brasil orientam que, caso após essas análises o comerciante ainda assim não se sinta seguro para realizar a venda, deve-se pedir uma parte do valor que seria parcelado como entrada.
E para o consumidor evitar golpes com seus documentos
Do lado do consumidor também é possível tomar algumas precauções para minimizar o risco de fraudes com seus documentos.
Para auxiliar na prevenção a fraudes, já existem no mercado serviços de alerta na movimen-tação de documentos, como o SPC Avisa, que monitora o CPF e CNPJ, avisando clientes e em-presários sobre negativação, alterações de dados cadastrais e consultas realizadas por em-presas em ambos os documentos, entre outras informações importantes. “Com o SPC Avisa, o consumidor e o empresário recebem alertas, via e-mail ou mensagem pelo celular, sobre
qualquer movimentação ou consulta em seu documento, seja um CPF ou CNPJ”, explica Simone. Não sendo reconhecida a transação apontada pelo alerta do serviço, o cliente pode tomar as providências cabíveis antes que a fraude se confirme. “Esta solução é muito utilizada tanto por consumidores, que ao utilizar conseguem se antecipar a possíveis fraudes quanto por empresários e comerciantes que não querem ser surpreendidos ao terem suas compras negadas por algum tipo de inconsistência”, afirma Simone.
Para saber mais ou adquirir esse e outros produtos e serviços, o empresário interessado deve se associar ao SPC Brasil por meio de alguma Entidade, como CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) ou demais representações locais. Acesse o site: www.spcbrasil.org.br
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