Núcleos do Programa Empreender apresentam os trabalhos que vem sendo desenvolvidos e as ações a serem realizadas até 2017
quarta, 20 de julho de 2016
Núcleos do Programa Empreender apresentam os trabalhos que vem sendo desenvolvidos e as ações a serem realizadas até 2017
Os núcleos setoriais do Programa Empreender da Acime (Núcleo do Comércio de Medianeira, Núcleo de Imobiliárias, Núcleo de Informática, Núcleo de Medicina e Núcleo de Mecânicas), apresentaram na noite do dia 19 de julho, os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelos núcleos desde 2013, sobre o Empreender Competitivo e quais serão as próximas ações para 2016 e 2017.
O que é o Programa Empreender?
De iniciativa da CACB, em parceria com o Sebrae, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.
Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Empresariais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos, originada na Alemanha, denominada METAPLAN.
A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.
O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.
Conheça um pouco sobre o Empreender Competitivo:
De iniciativa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e SEBRAE Nacional, o Empreender Competitivo é coordenado no Paraná, pela FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e suas ações são executadas pelas ACEs (Associações Empresariais) que tiveram propostas aprovadas na Chamada Nacional de Projetos, realizada pela Confederação.
Na edição do Empreender Competitivo, de 161 núcleos setoriais existentes no estado do Paraná, 27 projetos foram encaminhados e apenas 16 foram aprovados, sendo 4 deles de Medianeira, totalizando 25% dos projetos aprovados no estado e conquistando um aporte financeiro de aproximadamente R$ 400 mil para serem investidos no desenvolvimento dos 4 núcleos setoriais: Imobiliárias, Informática, Mecânicas e Turismo. Somando com a contrapartida financeira dos empresários, os núcleos totalizaram uma verba de R$ 500 mil, destinada para ser investida no município.
Conclusão: Além de melhorar a qualidade de atendimento, dos produtos, serviços e aumentar o faturamento das empresas, o Programa Empreender fomenta a economia e traz mais desenvolvimento para Medianeira.
Galeria de Fotos