Palestra com Paulo Henrique Amorim marca evento em comemoração ao Dia da Indústria
quinta, 28 de maio de 2015
Palestra com Paulo Henrique Amorim marca evento em comemoração ao Dia da Indústria
Na última sexta-feira (22), a Acime promoveu o evento em comemoração ao Dia da Indústria, na Sede do Clube União Social Medianeirense. Tradicionalmente a Acime realiza este acontecimento para prestigiar as indústrias de Medianeira, as quais contribuem significativamente para o desenvolvimento da economia do município e região e que fazem parte do setor que gera 50% dos empregos diretos e 50% do PIB municipal, somando mais de 2 bilhões de reais anuais, que indiretamente contribuem com o desenvolvimento dos demais setores.
Com palestra do renomado jornalista Paulo Henrique Amorim e jantar especial, o evento reuniu cerca de 500 pessoas, dentre elas industriais, colaboradores, autoridades locais, empresários e imprensa.
Para o Dia da Indústria, a promessa de Paulo Henrique Amorim foi de passar um recado de otimismo e confiança para a plateia. Durante a palestra, o jornalista falou por uma hora sobre as perspectivas da economia brasileira além do curto prazo, de um mercado de massa que precisa comprar, subir na vida e colocar os filhos na faculdade, das novas oportunidades de negócios que a ascensão da classe média oferece, de como as empresas podem se beneficiar disso, sobre a cabeça do novo consumidor e de como e porque o Brasil dribla as crises da economia mundial.
Segundo Paulo Henrique, no momento atual a estratégia é de investir com segurança, cautela, e que uma das maneiras de enfrentar a chamada “crise” é não se atentar aos noticiários que muitas mídias divulgam. “Este ano o Brasil vai colher 2 milhões de toneladas de grãos, isso não é crise. A maior empresa de alimentos e produtos de limpeza doméstica do mundo, a Unilever, que tem a sua principal atividade nos Estados Unidos e a segunda atividade no Brasil, está investindo maciçamente na Classe C brasileira. A Fiat Chrysler instalou uma fábrica agora no Recife para produzir o modelo mundial do Renagade, que é o SUV brasileiro”, comenta o jornalista.
Entre tantos assuntos que o jornalista abordou, ele falou que o conjunto econômico dos países dos Brics (Brasil, China, Índia e Rússia), segundo ao Banco Goldman Sachs, daqui algum tempo será maior do que o conjunto econômico hoje formado pelo G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França Itália e Reino Unido). “Se nos compararmos com os países que formam os Brics, a nossa situação é invejável, na Rússia não se tem democracia, na China não tem imprensa livre, na Índia a distribuição de renda é tão brutal que não se pode se valer exatamente em uma democracia. Aqui no Brasil não, nós fazemos tudo dentro do regime democrático onde as coisas demoram mais. Tem que ir para o legislativo, negociar, compor, renunciar, pressionar, depois tem o judiciário, o IBAMA, Ministério Público, Tribunal de Contas. Para você levar um tijolo de um lado da rua para o outro é uma confusão, e quando está tudo resolvido, vêm os Índios. É difícil, mas é estável, a democracia é péssima, ela só presta quando a gente considera as alternativas”, explica Paulo Henrique Amorim.
De acordo com o jornalista é difícil retroceder, fazer com a Classe C volte a ser D e E, porque um regime democrático funciona com o “controle dos pesos”, o equilíbrio dos dois pedais que funcionam em uma sociedade capitalista de massa como a nossa, o pedal do voto e o pedal do mercado.
“Quando o pedal do voto erra e escolhe um governante irresponsável, o mercado reage, a taxa de juros e o risco do país sobe. Quando o mercado se desorganiza, o voto vai lá e corrige, muda o prefeito, muda o legislativo, o voto e o mercado se ajustam. Dá trabalho, muito trabalho. Mas feliz é esse trabalho de 50 anos de evolução das indústrias de Medianeira que é irreversível, porque foi acompanhado de uma integração social, que se demonstra de forma inequívoca de que faltam 390 trabalhadores hoje. Aqui se gera emprego, se gera prosperidade”, completa Paulo Henrique.
A Acime agradece a todos que estiveram presentes nessa noite agradável e também a todos os patrocinadores que colaboraram para a realização desse evento: Frimesa, Lar, Sicredi, Unimed – Proteção no Trabalho, Publicar, Ecocataratas, Nutricard e Tempermed.
Galeria de Fotos