Palestra gratuita sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer marca o Novembro Dourado em Medianeira

quinta, 12 de novembro de 2015

Palestra gratuita sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer marca o Novembro Dourado em Medianeira

Foi realizada na última terça-feira (10) no CPC Arandurá, a palestra gratuita “A importância do diagnóstico precoce do câncer”. Promovida pelo Movimento Anjos do Bem e Sos Vida e com o apoio da Unimed, Uniprime e Clínica Urológica – Dr. Henrique Bertassoni Alves, a palestra ministrada pela Médica Oncopediatra da UOPECCAN – Hospital do Câncer de Cascavel, faz parte do “Novembro Dourado”, campanha pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

De acordo com o Dr. Maurício Garcia, integrante do Núcleo de Medicina de Medianeira e que representou a Unimed neste evento, o objetivo dessa palestra é sensibilizar e alertar as pessoas, principalmente aquelas ligadas ao atendimento de pacientes, da importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. “O diagnóstico precoce do câncer infantil é de suma importância para o tratamento e a cura das crianças e adolescentes acometidos pela doença. Se o diagnóstico for precoce, a chance de cura é superior a 70 %”, diz.

O Dr. Maurício Garcia explica que a suspeita de câncer infantil deve ser investigada o mais rápido possível, justamente para evitar o avanço da doença e permitir a cura na maioria dos casos, pois existem fatores genéticos e ambientais como responsáveis pelo desenvolvimento da doença, não existindo prevenção para estes tipos de câncer. Mas com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, a chance de cura é muito alta.

E alerta: “O problema no diagnóstico do câncer infantil é que os sintomas iniciais são inespecíficos, como mal estar generalizado, anemia, cefaleia, vômitos, dor nas articulações, febre e aumento de gânglios. Esses sintomas podem aparecer em diversas doenças comuns na infância. Sempre que houver uma suspeita, os pais devem procurar o serviço de saúde, para esclarecer a dúvida. O importante é lembrar que se esses sinais e sintomas persistem, mesmo após o tratamento prescrito pelo médico, deve-se suspeitar do câncer infantil e retornar ao serviço de saúde para uma nova avaliação. Na dúvida, o médico deverá solicitar exames para afastar a possibilidade de câncer. Se essa dúvida persistir, a criança poderá ser encaminhada a um serviço especializado em câncer infantil. A detecção precoce é muito importante em qualquer tipo de câncer, mas no câncer infantil, é fundamental”.

Na nossa região, os casos de câncer podem ser encaminhados para a UOPECCAN. “É muito importante a detecção precoce do câncer, para iniciar o tratamento mais rápido possível e assim aumentar a chance de cura da criança, além de reduzir o trauma do tratamento, evitando outras complicações”, finaliza o Dr. Maurício Garcia.

Fonte:

Galeria de Fotos