Palestra sobre Associativismo abre as atividades do Programa Empreender 2013

sexta, 22 de fevereiro de 2013

Palestra sobre Associativismo abre as atividades do Programa Empreender 2013

Alcançar resultados, conquistar objetivos, aumentar a competitividade, trabalhar em união, esses são alguns pontos fundamentais do Associativismo. Tema abordado na palestra de abertura do Programa Empreender da Acime que aconteceu na noite desta quarta-feira, (20), e que trabalhou o Programa Empreender como alavancador da competitividade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas).
As Associações Comerciais tem como conceito a união voluntaria de pessoas, legalmente constituída e democraticamente administrada, que utiliza a força da coletividade para alcançar objetivos comuns.  De acordo com o palestrante, gestor do Programa Empreender da Faciap, Márcio José Vieira, a razão de se ter uma entidade empresarial está em aumentar a competitividade das empresas associadas.
Durante a palestra, alguns cases de sucesso foram apresentados, sendo esses referentes ao trabalho associativo e os resultados positivos vindos dessa ligação.  O palestrante também falou dos novos projetos do Programa Empreender e sua nova metodologia de trabalho, o GEOR – Gestão Estratégica Orientada para Resultados.
O GEOR é a ferramenta de apoio à tomada de decisão utilizada na metodologia de estruturação de projetos. A metodologia se apóia num conjunto de valores e atributos característicos da organização e envolve um complexo de atitudes e procedimentos, desde a modelagem organizacional até os processos de planejamento, orçamento e gestão, tendo como principal instrumento o projeto orientado para resultados, que visa atuar diretamente nas transformações na realidade das empresas, ampliando a sobrevivência e competitividade, podendo ser medidas e avaliadas.
De acordo com Márcio, o empresário vem até a Associação na busca por resultados, mas o que ele precisa fazer para alcançar esses resultados? “Os empresários, dentro dos núcleos, precisam definir ações com base nos resultados pretendidos. São realizadas muitas ações isoladas, é preciso saber que, se essas ações não estiverem ligadas a um resultado final, será gasto muito esforço e o resultado não será o esperado e assim os empresários saem frustrados e decepcionados,” explica Márcio.
“Um exemplo, se o objetivo final do empresário é de aumentar os lucros da sua empresa em 10%, eles precisam buscar ações para obter um resultado efetivo. Primeiro: é preciso fazer uma análise de como está à capacitação da mão de obra da empresa e realizar pesquisa de satisfação com os clientes, só nesses dois pontos quantas ações já precisam ser realizadas? Segundo: o empresário precisa fazer o dever de casa, colocar na ponta do lápis como estão os custos fixos e variáveis, pois pode-se criar uma central de compras para reduzir esses custos, somando a isso, ainda devem ser realizadas ações de marketing, enfim, tudo isso vai contribuir para um resultado final,” explica Márcio.
Com tudo isso, os resultados são positivos a todo conjunto, a ACE que ganha no desenvolvimento organizacional, ampliação de novos serviços e outros. As empresas que conseguem melhorar a capacidade de gestão e automaticamente o aumento dos lucros, e outros benefícios. E ao município que consegue aumentar o número empregos gerados, elevação do movimento econômico e também no surgimento de novas lideranças comunitárias.
Hoje a Acime conta com sete Núcleos Setoriais, sendo eles: Imobiliárias; Mecânicas; Óticas Relojoarias e Joalherias; Informática; Turismo; Clínicas Médicas e Hospitais; Transportadoras, que a partir de agora devem dar início a novas ações. Empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a Acime no telefone, (45) 3264-1273 com Rodrigo.

 

Postado em 22/02/2013

Fonte:

Galeria de Fotos