Parceria vai criar sala para grandes projetos

segunda, 20 de agosto de 2012

Parceria vai criar sala para grandes projetos

Uma parceria da Itaipu, Amop e Faciap vai criar um ambiente para a elaboração de projetos para acelerar a execução de obras consideradas fundamentais para o futuro do Oeste. A informação é do presidente de Itaipu, Jorge Samek, e foi dada no sábado durante plenária da Caciopar na Acime em Medianeira. A ausência de projetos tem sido um dos limitadores para que a região consiga ver concretizadas algumas de suas mais antigas reivindicações.
Para uma plateia formada por líderes políticos e empresariais, Samek disse que em vários setores do governo há recursos para grandes obras, mas para consegui-los é indispensável contar com o suporte de bons projetos. Os entendimentos para a criação de um ambiente que dê suporte aos anseios regionais estão em estágio avançado, conforme o presidente de Itaipu. “Em pouco tempo, vamos contar com um importante instrumento de desenvolvimento à disposição das grandes lutas do Oeste”, garantiu.
Samek foi o convidado especial da plenária, a primeira sob o comando da nova diretoria da Caciopar, e falou sobre Visão estratégica para o Oeste e a Itaipu. “A hidrelétrica foi iniciada em uma época em que o Brasil era a China, com crescimento entre 10% e 12% ao ano. E também em um período em que o País importava 90% do petróleo que consumia. Agora, somos um país diferente, a sexta economia do mundo”. Apesar da força do turismo, Samek afirmou que a agroindústria é e será a grande impulsionadora do desenvolvimento regional e os próximos anos tendem a ser muito bons.
 


Gargalos
Os problemas estruturais que a região e o País ainda enfrentam são, de certo modo, naturais, conforme Samek. “São desafios habituais de uma nação em franco desenvolvimento, mas que precisam ser superados com bons projetos, trabalho e determinação”. O Oeste tem um trunfo que precisa ser ainda melhor trabalhado, conforme ele, que é estar em uma região de fronteira. Essa condição traz problemas, mas principalmente vantagens. “Precisamos aprender a potencializar isso. A boa vizinhança com a América do Sul é indispensável para o Brasil e o maior beneficiado é a região”, conforme Samek.


 
Integração
O presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, afirma que a proposta para otimizar resultados no Oeste é simples: “Trabalhar juntos para que possamos fazer a diferença. Agindo assim, todos só temos a ganhar”. E prosseguiu: “Somos o que somos pelo que temos feito. Os avanços virão com o trabalho articulado, com a atitude proativa, com a união e com o trabalho decidido”, afirmou.
O prefeito de Matelândia, Edson Primon, que representou a Amop na plenária disse que a região e o Estado experimentam um processo de amadurecimento e entendem que o trabalho conjunto é o melhor caminho para o desenvolvimento. Essa unidade, ressaltou o deputado federal Dilceu Sperafico, precisa ser empregada para tirar o Aeroporto Regional da prancheta. “Precisamos sim dessa obra, que virá para potencializar o desenvolvimento de uma das regiões que mais trabalham e produzem no Brasil”.
Para o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, somente com unidade é que a região e o Paraná conseguirão se tornar ainda mais competitivos diante dos cenários nacional e mundial. “Devemos trabalhar juntos e mostrar a nossa força para conseguir investimentos que há muito merecemos”. Para o presidente da Acime, Ricardo Zadinello, a soma de forças que a Caciopar há tantos anos propõe é o caminho para dias melhores a todos. O deputado federal Nelson Padovani fez um relato de suas ações como parlamentar e se disse otimista quanto à possibilidade de reabertura da Estrada do Colono.


--
 
(Box)
 
Presenças
A plenária contou com as presenças também do presidente da Ferroeste, Abelardo Círico, do deputado estadual Elio Rusch, do prefeito de Medianeira, Elias Carrer, do presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, de diretores da Itaipu e de presidentes de associações comerciais de várias cidades do Oeste.


--
 
(retranca)

22ª convenção da Faciap e Campanha pela Duplicação

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Rainer Zielasko, fez durante a plenária da Caciopar, em Medianeira, o lançamento da 22ª Convenção Anual da Faciap. Neste ano, ela será realizada em Foz do Iguaçu nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. O foco dos trabalhos será Associativismo, a força do Paraná.
Rainer informou sobre a programação, que terá palestras, workshops e reuniões de conselhos da mulher e do jovem empreendedor. A expectativa é reunir mais de 1,4 mil empresários de todas as regiões do Paraná. Um dos temas especiais será o SPC, que desde o início do ano opera com nova base no interior. Em poucos dias, segundo Rainer, ele vai chegar a 700 mil consultas por mês e bater em um milhão até o fim do ano.


 
BR-277
Os diretores da Caciopar, Rosemeri Petzold e Khaled Nakka, fizeram durante a plenária a apresentação do material publicitário de uma nova etapa da campanha pela duplicação da BR-277. O tema é: Duplicação já! Agora, de Matelândia a Cascavel. Dez outdoors foram instalados às margens da rodovia e cobram agilidade em uma obra que é reivindicada há duas décadas. O lançamento oficial será no dia 28 de agosto, às 8h30, entre Cascavel e Santa Tereza do Oeste e entre Céu Azul e Matelândia.
 


Crédito: Divulgação

 

Postado em 20/08/2012

Fonte:

Galeria de Fotos