Três Núcleos de Medianeira são contemplados no Empreender Competitivo

quarta, 26 de junho de 2013

Três Núcleos de Medianeira são contemplados no Empreender Competitivo

Medianeira alcançou o melhor resultado do Paraná sendo responsável por 19% dos projetos aprovados no Estado

 

O Empreender Competitivo é um programa que busca o fortalecimento das empresas, por meio do aporte financeiro a projetos de Núcleos setoriais com mais de dois anos de atuação, com ações de impacto para as empresas participantes. Este programa, de iniciativa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e SEBRAE nacional, é coordenado, no estado do Paraná, pela FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e suas ações são executadas pelas ACEs (Associações Comerciais) que tiveram propostas aprovadas na Chamada Nacional de Projetos, realizada pela Confederação. Os projetos são selecionados a partir de um edital.
O objetivo do Empreender Competitivo é apoiar e estimular a competitividade das empresas participantes dos Núcleos do Programa Empreender que estão em estágio maior de desenvolvimento e maturidade. Os recursos do programa vem do convênio firmado entre a CACB e o SEBRAE Nacional, para auxílio no desenvolvimento das micro e pequenas empresas e para o fortalecimento das Associações e Federações.
Hoje no Estado do Paraná existem 161 Núcleos aptos para encaminhar projetos ao Empreender Competitivo, nesse ano, 27 trabalhos foram encaminhados, 16 foram aprovados e destes, 3 são de Medianeira, ou seja, 19% dos projetos aprovados no Paraná são de Medianeira, conquistando um aporte financeiro de aproximadamente 300 mil reais para a implementação dos projetos dos 3 Núcleos, sendo eles: Imobiliárias, Informática e Turismo.
Para o empresário Valter Rodrigo Ekert, integrante e Coordenador do Núcleo de Informática, “a contemplação deste projeto é muito importante para o núcleo, pois, com os recursos alcançados podemos realizar ações mais pontuais e de maior impacto para as empresas nucleadas, trazendo assim uma maior visibilidade para as empresas e consequentemente aumentando os lucros,” afirma.
Segundo o Diretor do Programa Empreender da ACIME, José Roberto Mazzarella, foi um excelente resultado alcançado pela maturidade dos Núcleos e dos seus participantes. “Resume-se ao fato de que os empresários entenderam a proposta de um Núcleo Setorial, acreditarem e se dedicaram integralmente aos propósitos de focos comuns, e que a força do associativismo gera resultados impressionantes para todos. Todos ganham com contemplações como estas: As empresas e todos os que nela estão envolvidos, a ACIME por ter empresas e empresários mais preparados e maduros com resultados reais e palpáveis, e todo o Município, como gerador de riquezas, oportunidades e referência para outros Municípios do País,” explica.
Para que novos Núcleos de Medianeira possam ser beneficiados, é fundamental ter em mente que as ações são possíveis, basta planejar, definir e trabalhar. “O projeto setorial requer desprendimento, e uma nova postura, a postura de pensar e agir pensando em todos, e não somente em si. Ter visão de longo prazo e entender que a evolução dependerá da sua iniciativa, da sua disposição em querer crescer e fazer melhor, mas a partir de hoje. É primordial estar antenado com o que há de melhor em seu segmento e entender que a sua empresa é apenas um reflexo de como você está, como age e reage a situações de sucessos e fracassos. Precisamos trabalhar e exercitar essas competências e minimizar as incompetências. Com isso teremos Núcleos mais fortes e preparados para chegarmos a resultados muito expressivos, como os alcançados e contemplados neste ano,” afirma Mazzarella.
A execução dos projetos dos três Núcleos terá acompanhamento e assistência técnica dos consultores do Empreender da ACIME, que constantemente deverão prestar contas de todos os gastos para a FACIAP. Os Núcleos terão um prazo de 18 meses para executar as ações, após esse período, novos Núcleos poderão se inscrever e apresentar seus projetos para conquistar o benefício. "Os consultores desempenharam um papel fundamental para alcançarmos o melhor resultado proporcional do Paraná. Eles estão de parabéns!” completa o diretor do Empreender.

 

Postado em 26/06/2013

 


 

Fonte:

Galeria de Fotos