Acime dá mais um passo para criação do Conselho de Desenvolvimento

sexta, 10 de junho de 2016

Acime dá mais um passo para criação do Conselho de Desenvolvimento

Os Presidentes da Associação Empresarial de Medianeira e da Caciopar, Lucas Ghellere e Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, respectivamente, assinaram na quarta-feira (08), um termo de compromisso para a criação de um conselho de desenvolvimento econômico no município. O de Medianeira é um dos seis em fase de estruturação na região Oeste e integra o planejamento estratégico da Coordenadoria, reafirmado pela gestão de 2016/2018, sob a presidência de Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.

A criação dos novos conselhos toma como referência estruturas mais antigas e que funcionam com sucesso em seus respectivos municípios, em Maringá e em Foz do Iguaçu. A função dessa ferramenta é de contribuir para refletir, para priorizar e para criar estratégicas que possam conduzir uma comunidade a avanços nas mais diferentes esferas, sociais, econômicas, de mobilidade e ambientais, entre outras.

Com a assinatura do termo, entidades organizadas de Medianeira passam a concentrar forças para vencer novas fases na estruturação e funcionamento do Conselho. Também estão em estruturação os conselhos de Cascavel, de Marechal Cândido Rondon, de Santa Helena, de Quedas do Iguaçu e de Pato Bragado.

Com instrumentos como esse, de acordo com Leoveraldo, que é de Santa Helena, as comunidades têm a oportunidade de pensar no futuro que esperam e desejam alcançar de forma ainda mais participativa e estruturada. “Todas as forças organizadas locais, juntamente com prefeitura, câmara e outros órgãos públicos, passam a trabalhar unidas pela construção de uma sociedade ainda melhor”, define o presidente da Caciopar.

Entorno

O encontro de quarta-feira na Acime em Medianeira contou com a presença também de diretores e líderes dos municípios da microrregião - Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. Eles priorizam cinco ações que passam a ser otimizadas: criação dos respectivos conselhos de desenvolvimento, observatórios sociais, consciência política, desenvolvimento endógeno (criação e fortalecimento de cadeias produtivas locais) e retomada dos debates pela reabertura da Estrada do Colono.

Fonte: Assessoria Caciopar

Fonte:

Galeria de Fotos