ACIME E UTFPR INTEGRANDO NOVIDADES
quinta, 16 de julho de 2020
Acime e UTFPR câmpus Medianeira unem-se para aproximar a universidade com o setor produtivo
Na tarde de ontem, 15 de julho, a ACIME participou de uma reunião para debater o alinhamento de um novo projeto em parceria com a UTFPR. O projeto Metodologia de Ensino Inovador da UTFPR (MEI-U), é um projeto de aproximação da Universidade com as empresas que queiram apresentar problemas crônicos para serem resolvidos em conjunto.
A Metodologia de Ensino Inovador é um programa transdisciplinar da UTFPR, isto é, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos por meio das disciplinas, envolvendo diversas áreas do conhecimento, para a resolução de problemas reais.
Representaram a ACIME, a Presidente, Rita Maria Schierholt, o Vice-Presidente, Ademir Pereira da Silva, o diretor de Inovação, Nérisson Leonhart, o diretor da Universidade Corporativa Empresarial da ACIME (Uniacime), Leandro Scalabrin, a coordenadora da Uniacime, Madalena Gomes e a coordenadora de Soluções, Débora Santos
A proposta do MEI-U é criar um ambiente de aprendizagem alternativa, onde alunos e professores de diferentes áreas devem se unir para resolver um problema levantado por indústrias, empresas ou órgãos públicos. As atividades irão envolver a realização de testes e validações para chegar a um protótipo conceitual.
Para o Vice-Presidente da ACIME, Ademir Pereira da Silva, o projeto MEI-U da UTFPR, vem de encontro ao que sempre foi esperado pelo mercado. “É a união da Academia com a Empresa, é a Academia buscando apoiar na solução de problemas das empresas, isto traz grandes vantagens para as empresas, pois passa a ter a disposição uma equipe técnica da universidade para ajudá-la a resolver algumas de suas dificuldades e inovar, e também vantagens para o Aluno, pois durante o seu curso tem a possibilidade de vislumbrar na prática o seu futuro mercado de trabalho e contribuir para a melhoria deste ambiente com o apoio da empresa e do corpo docente da Universidade. A ACIME é uma parceira deste belo projeto.
O programa visa fornecer a solução para problemas cotidianos com investimento reduzido e mão de obra especializada. O problema será abordado por uma equipe multidisciplinar, que conta com professores de diversos cursos, permitindo assim uma visão abrangente do projeto, sob diferentes pontos de vista.
O diretor da Uniacime, Leandro Scalabrin, comenta que o projeto é de integração entre o meio acadêmico e o dia a dia do mercado de trabalho é um grande passo para Medianeira. “Imagine onde é possível aliar, ainda no meio acadêmico, a teoria da sala de aula com a aplicação prática dos problemas reais de quando ele se formar? Por isso, essa metodologia é algo que vem para somar com os alunos, com as empresas e com a própria UTFPR, afinal todos saem ganhando, pois a experiência dessa aplicação prática traz benefícios para Medianeira como um todo”.
A coordenadora de implantação do projeto na UTFPR, professora Carla Cristina Bem, acredita que a MEI-U colaborará com o desenvolvimento das empresas e indústrias por meio da proposição de soluções comprometidas com a sustentabilidade, otimização e inovação de produtos e processos. “Busca-se contribuir com o desenvolvimento do município e cumprir sua missão de desenvolver a educação tecnológica de excelência, construindo e compartilhando o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade”.
Galeria de Fotos