Acime ofereceu noite de conhecimento e confraternização aos empresários associados

terça, 14 de julho de 2015

Acime ofereceu noite de conhecimento e confraternização aos empresários associados

A Acime realizou na última sexta-feira (10) um evento gratuito para empresários associados, no qual foi oferecida uma palestra sobre economia e um delicioso jantar para todos os presentes.

Em parceria com a Caciopar e apoio da Itaipu Binacional, Garantioeste e Sicoob, a palestra com o tema: ”Como está a Região Oeste - para onde vamos? E fomentação e melhoria da competitividade dos negócios”, foi ministrada pelo economista Jandir Ferrera de Lima.

De acordo com Jandir Ferrera de Lima, em 2013, os principais municípios da região Oeste exportaram o equivalente a US$ 1,4 bilhão, 11% a mais do que em 2012. Enquanto no Paraná as exportações subiram 3% e, no Brasil, houve uma pequena queda em 2013, de 0,16%, em relação a 2012. Nas exportações do Oeste, o maior peso é o da avicultura, mais de um terço das exportações, que vão desde o frango congelado até pedaços e miudezas. Depois, vem à soja, que em 2013 representou US$152 milhões em exportações.

Segundo o palestrante, Medianeira possui agricultura diversificada (cana de açúcar, fumo, frutas); bacia leiteira (30 mil litros); indústria diversificada: mais de 177 estabelecimentos ind. transformação (madeira e mobiliário: 38 estabelecimentos, indústria têxtil: 17 estabelecimentos; indústria de alimentos: 22 estabelecimentos). Para o município avançar, o palestrante destaca que é preciso aproveitar o novo momento da balança comercial e dinamizar outras atividades; a valorizar a importância que a UTFPR traz para o desenvolvimento da economia e do município; trabalhar regionalmente a imagem da cidade e fomentar atividades ao longo da BR 277; pensar a cidade do futuro = cidade inteligente; diversificar a base industrial; investir na transição para uma estrutura produtiva de maior conteúdo tecnológico e cuidar com o risco da expansão de Toledo e Cascavel - cidades polo de compras no varejo e atacado.

Além disso, Jandir expôs dois fatores bem preocupantes para Medianeira e região: a falta de água que será um dos graves problemas para a região oeste dentro de poucos anos se não houver a preservação dos mananciais e das nascentes, pois nem toda a água do Aquífero Guarani é potável, e a taxa de abandono no ensino médio que em Medianeira está em torno de 9% juntamente com a nota indicadora de qualidade do ensino (4,3) bem abaixo da média nacional. Em contrapartida, o município apresenta nota 7 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Durante a palestra, o professor Jandir instigou os empresários a serem agentes de mudança, e a contribuírem para o desenvolvimento, citando inclusive a importância de Medianeira implantar um Conselho de Desenvolvimento Local.

O evento que reuniu em torno de 90 empresários, trouxe muitas informações e dados relevantes sobre a economia do município e região, e proporcionou momento de confraternização entre a classe empresarial.

A Acime agradece a presença de todos.

Fonte:

Galeria de Fotos