Acime promove encontro com Parlamentares
terça, 13 de dezembro de 2011
Acime promove encontro com Parlamentares
A metodologia do Vote Certo foi alterada pela comissão e agora cada Deputado terá uma atenção especial e serão ouvidos individualmente na Acime
Na última sexta-feira, dia 09, iniciou-se o segundo encontro anual com os Deputados que assinaram a carta compromisso com Medianeira. O evento aconteceu na Acime – Associação Empresarial de Medianeira, e dessa vez com algumas alterações em sua metodologia. A partir desse encontro os deputados estão sendo ouvidos individualmente pela comissão, empresários, imprensa, representantes de classe e da comunidade que se fazem presentes.
Até o momento, dois, dos nove deputados que assinaram a carta compromisso foram ouvidos. Segundo o integrante da comissão gestora do Vote Certo e também diretor de responsabilidade social da Acime, Elias Zidek, o objetivo de realizar os encontros de forma individual é o de promover uma interação maior entre a Associação Comercial e comunidade com os deputados. “Esta forma será mais fácil de se criar laços e tornar o comprometimento de cada deputado ainda maior. Gerar uma discussão mais direta e objetiva das questões que precisam ser melhoradas na sociedade, permitindo assim uma relação mais direta entre Associação e deputado,” explica.
Entre os vários assuntos em pauta um dos principais foi a Duplicação da BR 277, no qual os dois parlamentares afirmaram que essa luta foi em conjunto, onde todos participaram efetivamente, e que iniciou-se graças ao empenho da comunidade, entidades e principalmente das Associações Comerciais encabeçadas pela Caciopar. E que continuarão dando todo apoio para que aconteça a duplicação entre Medianeira e Cascavel.
Outro importante assunto em pauta foi à questão do Parque Tecnológico que segundo o professor da UTFPR, Marlos Wander Grigoleto, o apoio dos deputados é necessário para que seja criado o Sistema de Parques Tecnológicos do Estado do Paraná, possibilitando assim, a articulação entre público e privado para criar ambientes propícios de relacionamento entre a academia e a indústria. “Os Parques devem atrair novas empresas, transferir tecnologia dos Centros de Pesquisa para o setor produtivo, introduzindo novas tecnologias no mercado, além de fomentar a capacitação tecnológica,” afirma.
Outros assuntos em pauta foram: A Guerra Fiscal entre os estados brasileiros que prejudicam os produtos paranaenses em outros estados e até mesmo no próprio estado, sendo urgente uma postura firme do Governo do Paraná adotando medidas via decretos, para nivelar as condições tributárias dos produtos produzidos no Paraná. Também se falou em garantir a segurança sanitária dos rebanhos paranaense através de: criação e estruturação da Agência Sanitária; proteger as fronteiras do estado; e fiscalizar ou monitorar as vacinações obrigatórias. O diretor de Indústria da Acime, Luiz Rogério Zasso, também pediu apoio para a criação de uma Agência de Fomento ao desenvolvimento industrial do Paraná, que deverá trazer melhores condições para o desenvolvimento das indústrias locais. E na sequência os deputados foram questionados sobre o que esta sendo feito para moralizar a gestão da Assembléia Legislativa do Paraná.
Para finalizar a reunião, o presidente da Acime, Ricardo Zadinello, ainda solicitou o apoio para três importantes assuntos que dizem respeito ao município de Medianeira, sendo eles: Implantação de uma Escola Técnica de nível médio e profissionalizante. Ampliação da rede de esgotos de Medianeira. E apoio aos projetos em andamento e solicitados pela Prefeitura de Medianeira.
Ainda sete deputados ficaram de confirmar data para se fazerem presentes na Acime e ter essa abertura de diálogo. Para isso a Acime esta entrando em contato com todos eles e aguardando confirmação de agenda. De acordo com o Presidente da Acime, a expectativa era de que todos os deputados viessem ate a Associação e cumprisse a agenda ainda esse mês. “Não esta sendo fácil encaixar as datas, mas nós vamos continuar conversando ate que todos se façam presentes, afinal esse é o objetivo do Vote Certo”, diz Ricardo.
Avaliação dos Deputados sobre o encontro:
Leonaldo Paranhos
“Eu gosto muito desse estilo de reuniões e reivindicações, porque é um estilo organizado. Em todos os municípios onde compareço há demandas, mas é preciso priorizar essas necessidades e organizar, e esse instrumento nesse modelo é muito forte. Na última vez em que estive aqui, falei que eu tinha um compromisso com a saúde, então nós realizamos o trabalho da CPI do SUS, um trabalho maravilhoso em todo o estado e que mostrou a realidade. Agora estamos aqui especificamente cuidando de uns temas pontuais do município de Medianeira e também da micro-região, vamos levar esses assuntos a assembléia e ao governo do estado. Agora isso não pode parar, tenho o comprometimento aqui com o presidente da Acime, de continuar fazendo esse trabalho e trazendo outras lideranças que queiram ajudar o município, eu acho que temos que nos organizar para cobrar aquilo que é direito nosso, o governo tem uma grande máquina, mas muitas vezes por falta de projetos e programas de ações acaba deixando de atender o município. Esse encontro dará resultados brilhantes, logo estaremos colhendo os frutos.”
Reni Pereira
“A avaliação do encontro é sempre positiva, porque a mobilização da sociedade civil organizada impõe uma responsabilidade a mais daquele que é o representante no legislativo, perante as causas da região e da cidade. Então, essa maneira que Medianeira encontrou já há muito tempo, eu sempre costumo citar como referência, porque é uma democracia participativa em que o deputado não vem apenas pedir voto, ele tem que prestar contas periodicamente do que esta fazendo e do que fez durante o ano em relação aos compromissos que foram assumidos com a população e, ao mesmo tempo, também permite levar novas reivindicações, novos pleitos para serem exercidos perante o executivo estadual e perante outras esferas que não são da competência do executivo estadual. É um encontro muito importante porque mostra um respeito não apenas com a cidade de Medianeira, mas com os eleitores, independente daquele parlamentar que ele votou. A pauta da reunião foi muito boa, visando o desenvolvimento de Medianeira e algumas preocupações comuns e, a cima de tudo, visando o respeito do estado do Paraná e dos parlamentares eleitos com os votos de Medianeira para com as causas de município e da região.
Postado em 13/12/2011
Galeria de Fotos