ALERTA SOBRE GOLPE

terça, 04 de agosto de 2020

O Procon de Medianeira alerta a população da ocorrência de golpes de listas telefônicas online na cidade. Conforme o coordenador do PROCON de Medianeira, Silvio José Lupschinski, na maioria das vezes as empresas recebem o contato telefônico. Na linha geralmente uma pessoa muito simpática, informa que a ligação é apenas para confirmação e atualização  de dados, que não há qualquer custo para o tal serviço, que o valor já está sendo pago junto à fatura de seu telefone. 

Em seguida é enviado um e-mail, com um documento de autorização, que deve ser carimbado e assinado para a tal confirmação de atualização de dados. É neste momento que se inicia a tortura, pois o empresário ou funcionário acaba assinando na verdade um contrato com valores definidos, com duração de 03 a 04 anos e com multa rescisória.

Transcorridos os sete dias que é o prazo de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor, a empresa começa a receber boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa.

Em alguns casos fazem ligações telefônicas se identificando como sendo do cartório, falam que o pagamento deve ser feito via boleto ou depósito bancário, para evitar o protesto, ou ainda que a empresa  sofrerá  cobrança judicial.

É bom lembrar que nenhum cartório liga para a empresa informando o protesto ou ameaçando.

“O nosso alerta é para  jamais repassarem dados ou qualquer informação via telefone ou e-mail, que não efetue contratações por telefone quando se trata de serviços relacionados ao tema e nunca assinarem qualquer autorização”, finaliza Silvio.

Fonte: Procon Medianeira

Galeria de Fotos