COVID-19 - O QUE POSSO FAZER?

quarta, 01 de abril de 2020

Como sua empresa pode reagir ao coronavírus?!

O coronavírus é uma ameaça real aos pequenos negócios de todo o Brasil. Para evitar prejuízos maiores, é necessário se antecipar e começar a tomada de ações desde já.

Abaixo, separamos algumas dicas rápidas de como se preparar para a queda na arrecadação.

  1. Faça um levantamento de despesas da empresa para os próximos dois ou três meses. Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para a operação do negócio.
  2. Defina prioridades. Procure ajustar as despesas de acordo com a situação: evite os gastos, a não ser que seja extremamente necessário e priorize as despesas com maior impacto nos negócios.
  3. Negocie um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras. Muitos bancos estão comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas.
  4. Prepare-se para o aumento da inadimplência. Intensifique as promoções e descontos para pagamento em dinheiro e organize uma mecânica de cobrança que siga um cronograma de envio de alertas e comunicados.
  5. Pense em novas formas de consumo. Inicie ou otimize a venda online. Implemente novas estratégias de divulgação dos produtos por meio do marketing digital e estimule o reagendamento de serviços já adquiridos, oferecendo condições especiais para evitar o cancelamento.
  6. Adote medidas que permitam um aumento do seu faturamento, como criar promoções de produtos que estão há muito tempo no estoque, oferecer serviços de entrega (quando possível) e ampliar as formas de pagamento.
  7. Se possível, antecipe as férias dos colaboradores ou opte por férias coletivas durante esse período. Assim, os colaboradores estarão disponíveis quando a atividade econômica for retomada.
Fonte: Assessoria ACIME

Galeria de Fotos