Diretoria da Acime participa de palestra sobre Desenvolvimento Local
quinta, 01 de dezembro de 2011
Diretoria da Acime participa de palestra sobre Desenvolvimento Local
Na última terça-feira, dia 29, a diretoria da Acime participou de uma palestra com o Coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, Flavio Toledo, da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, com o tema “Associações Empresariais como agentes de Desenvolvimento Local”. Com objetivo de levar a diretoria, informações relevantes sobre o papel da Acime como representante dos empresários de Medianeira e que contribui com a comunidade.
Durante a palestra os principais pontos trabalhados foram, o associativismo e o cooperativismo, com um breve histórico de como tudo começou e o seu desenvolvimento. O foco evidenciado foi o de como trabalhar esses principais pontos no município, e fazer a cidade crescer fortalecendo as empresas e os cidadãos. A idéia é de realizar fóruns levando essas informações aos munícipes.
De acordo com Flavio Toledo, a realização e manutenção deste fórum, permite que a sociedade civil organizada, discuta os problemas e colabore na busca de soluções. É muito importante que todas as lideranças, representando todos os setores da sociedade, participem. “O objetivo é promover o desenvolvimento local e fixar a renda gerando melhorias no ambiente empresarial, fortalecendo o comércio local principalmente os pequenos negócios, afim de que se possam oferecer melhores produtos, preços e empregos,” explica.
No decorrer da palestra, alguns dados apresentados chamaram a atenção, a exemplo que menos de 40% da renda do cidadão fica em seu município. E as associações vem trabalhando para mudar esses dados, melhorando os números e fazendo com que os municípios se desenvolvam. Para isso várias ações podem ser realizadas, como fortalecer as cooperativas de crédito e o comércio local, gerando mais renda e garantindo mais benefícios a todo município.
Hoje no Paraná são mais de 5,9 milhões de micro e pequenas empresas. Em Medianeira existem hoje aproximadamente 1400 empresas, em dados fornecidos pelo IPARDES. Um resultado bastante positivo é que 40% dessas empresas são associadas à Acime, o que traz uma grande responsabilidade para a Associação que também se desenvolve para poder atender todas as empresas da melhor forma.
As associações juntamente com o poder público e lideranças municipais, devem ser os animadores deste processo, mobilizando a sociedade e as lideranças para que todos trabalhem pelo desenvolvimento. Nessa primeira palestra vários outros pontos foram citados, todos eles com objetivo de preparar a diretoria da Acime e consequentemente a classe empresarial, para um desenvolvimento sustentável, promovendo melhorias em Medianeira.
Postado em 01/12/2011
Galeria de Fotos