Fiep realiza pesquisa para medir o grau de inovação das indústrias
sexta, 01 de junho de 2012
Fiep realiza pesquisa para medir o grau de inovação das indústrias
Projeto “Bússola da Inovação” foi apresentado na última semana para empresários de Medianeira e promete auxiliar as indústrias nas questões de tecnologia e Inovação
A inovação é fundamental para aumentar a produtividade e lucratividade da empresa. E no mundo instável e competitivo em que vivemos, da economia sem fronteiras, as pessoas precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da concorrência. É preciso acompanhar o desenvolvimento do mercado, e a tecnologia dispõe de um ritmo acelerado, exigindo cada vez mais dos empresários.
A “Bússola da Inovação” veio justamente para isso, auxiliar as indústrias nos processos que envolvem tecnologia e inovação, ela surgiu a partir do entendimento de que a inovação é fundamental para as indústrias na busca por produtividade, ampliação do mercado e melhores resultados. Ciente disso, a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Centro Internacional de Inovação - C2i e dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, lançou, em fevereiro de 2012, a pesquisa “Bússola de Inovação”.
O propósito da criação da “Bússola da Inovação” é o de analisar e impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento a inovação nas indústrias paranaenses bem como contribuir para situar o estado em posição competitiva no cenário nacional e internacional. Para isso, a “Bússola da Inovação” objetiva sensibilizar os empresários paranaenses para a inovação, disponibilizando, junto com a coleta de dados, animações e personagens que apresentam explicações sobre o tema e um diagnóstico que posiciona a empresa em relação ao seu processo de inovação. A pesquisa ajudará a compor um retrato regional e setorial da inovação no Paraná, fornecendo informações para novos estudos sobre o tema e dados para a oferta de produtos e serviços alinhados às necessidades da indústria paranaense, além de subsídios para a elaboração de políticas públicas.
O projeto, que tem a cooperação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, também conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e tem como propósito auxiliar as indústrias do Paraná a crescer e a melhorar a cada ano. Para isso, precisa de informações específicas sobre a inovação no Estado para direcionar iniciativas de apoio as empresas.
O projeto inclui uma pesquisa online, disponibilizada em uma plataforma tecnológica e conta com animações e cinco personagens que apresentarão, de forma descontraída, o questionário e o tema inovação (processo de coleta-aprendizagem). Para participar é só acessar o site www.bussoladainovacao.org.br, não perca tempo.
Postado em 01/06/2012
Galeria de Fotos