Mais um Deputado Federal esteve na Acime
quarta, 02 de maio de 2012
Mais um Deputado Federal esteve na Acime
Na manhã da ultima sexta-feira, 27, o Deputado Federal Nelson Padovani, esteve na Acime para assinar a carta compromisso com Medianeira e já debater sobre os assuntos da pauta. A reunião contou com a presença de membros da comissão gestora do Vote Certo, diretoria da Acime, empresários, imprensa e convidados. E debateram os seguintes assuntos: Código Florestal; relógio de ponto dos funcionários; reformas urgentes (trabalhistas, tributárias e políticas); programa para deficientes físicos e programa Jovem Aprendiz; programa Seguro Desemprego; flexibilização das leis que regem as relações de trabalho; adequação da infraestrutura Brasileira; e prazos para os órgãos públicos emitir registros, decisões e análises.
Sobre o relógio ponto no que se refere a modificar as leis, portarias e normativas que alteram o registro do relógio ponto dos funcionários, o deputado, Nelson Padovani, afirmou que nada havia chego em suas mãos sobre o assunto, mas assumiu o compromisso de buscar respostas e soluções que serão encaminhadas para o conhecimento da Associação.
Segundo o diretor de responsabilidade social da Acime e membro da comissão gestora do Vote Certo, Elias José Zidek, o grande problema do Brasil é que os ministérios, as autarquias, estão tomando o lugar dos deputados, as tais portarias e normativas é que estão legislando o País, em função disso não passam pelo congresso, os deputados precisam ir diante do ministério e questionar, como é que pode um ministério elaborar uma portaria e fazer o Brasil se ajoelhar diante das mesmas. Imagine a situação do funcionário de ter que cada vez tirar um tique na hora de registrar o ponto, quatro vezes ao dia, onde vai guardar tudo isso? A ideia é deixar como estava.
Para o Deputado, a Reforma Trabalhista é arcaica, e esta penalizando o trabalhador e o empresário. “Não há mais condições de continuar nessa situação, mas nós estamos trabalhando, estamos conversando com as comissões que pertencem a essa área para tentar resolver essa situação, pois aquele que gera emprego é aquele que mais está sendo penalizado, há muita coisa errada nesse país,” afirma Nelson Padovani.
A comissão do Vote Certo também solicitou a alteração da legislação do Programa Jovem Aprendiz, de 5% para 3% do quadro em empresas com mais de 100 funcionários, como também de deficientes físicos, reduzindo em 40% os percentuais atuais de 2% a 5%, para 1,20% a 3,00%. Em uma pesquisa realizada pela Acime em nove indústrias de grande porte de Medianeira, foi constatado que há 487 vagas obrigatórias para serem preenchidas por jovens aprendizes, e desse total apenas 313 foram supridas. Já no caso dos deficientes físicos, 479 vagas estão em oferta e apenas 117 foram preenchidas, o principal motivo é que não há pessoas portadoras de deficiências ou jovens aprendizes o suficiente para suprir toda essa demanda. Segundo Elias Zidek, o percentual não atende a atual realidade dos municípios, e com isso as empresas correm sérios riscos de levarem multas de ação pública por não terem cumprido a cota. “Isso é um abuso, e o caminho é pedir para os deputados alterarem a legislação,” completa. O Deputado Nelson Padovani, se comprometeu em analisar o assunto e encaminhar uma resposta por escrito.
Sobre a Infraestrutura o Deputado explicou que os deputados estaduais deveriam tomar uma posição sobre o assunto, porque se refere ao governo do Paraná. “Um projeto que eu tenho acompanhado junto a Viapar (Rodovias Integradas do Paraná), é a duplicação das rodovias até em Maringá com prazo para 2020, foi um aditivo feito, ainda no governo Lerner, que inicia no Trevo Cataratas até a cidade de Campo Mourão, estou cuidando disso, e isso deverá beneficiar uma das nossas grandes cooperativas que é a Copacol, onde são cerca de 150 caminhões carregados que saem diariamente para outros estados, é uma obra que precisa ser realizada em curto prazo a exemplo do que esta sendo feito de Medianeira a Matelândia. Quanto a Infraestrutura de aeroportos e hidrovias, é uma vergonha, estamos lutando para que isso aconteça de forma mais rápida possível.
Avaliação do Deputado sobre o Encontro
“Eu já era conhecido de nome pelos empresários, e pelas cooperativas, agora tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e ter uma maior afinidade, é a minha primeira reunião aqui na Associação Empresarial. Eu avalio muito bem, dou nota 10, e acredito que de agora em diante nós vamos ter essas reuniões continuas, quero me colocar a disposição, vou participar ativamente aqui em Medianeira, a qual tenho um carinho e comprometimento e vou trazer resultados para essa cidade. Sobre os pleitos aqui pedidos eu vou dar as informações/respostas por escrito, nós temos trabalhado em nível de Brasil e Paraná com muita lealdade, inclusive nessa semana ainda aprovamos o Código Florestal, e vejo que o Brasil tem o melhor código do mundo, não que seja o código que é o orgulho dos ambientalistas, e nem dos produtores, mas sim, é o equilíbrio da sociedade brasileira, vamos trabalhar alinhado com Medianeira, com os empresários; profissionais liberais; trabalhadores; sindicatos; cooperativas; prefeitos; vereadores. Quero colocar o meu gabinete a disposição de todos.” Deputado Federal, Nelson Padovani.
Postado em 02/05/2012
Galeria de Fotos