Membro do Núcleo de Informática da ACIME visitou Vale do Sílicio
terça, 11 de novembro de 2014
Membro do Núcleo de Informática da ACIME visitou Vale do Sílicio
Entre os dias 11 a 19 de outubro, aconteceu uma missão Técnica Empresarial promovida pelo SEBRAE-PR ao Vale do Silício, nos EUA. Leandro Scalabrin, membro do Núcleo de Informática do Programa Empreender da ACIME, participou desta visita e relatou um pouco da sua experiência. “O Vale do Silício é um ecossistema de tecnologia e inovação que abrange vários municípios no estado da Califórnia entre eles San Francisco, Palo Alto, Santa Clara e San José. Foi no Vale do Silício, por exemplo, que foi construído os circuitos integrados para os computadores que guiaram à nave Apollo que levou o homem a lua”, comenta Leandro Scalabrin.
A visita auxilia no desenvolvimento das empresas ligadas ao setor. “Em minha opinião, todo empresário não importa o tamanho do seu negócio, deve no mínimo uma vez por mês visitar outro empresário para conversar sobre negócio, trocar experiências e conhecimentos. Esta missão proporcionou estar em um ecossistema de grande competitividade e alto grau de inovação e empreendedorismo, poder ouvir dos próprios CIO (Chief Information Officer) de grandes empresas como Microsoft e IBM como eles veem o futuro da tecnologia da informação e o que elas estão fazendo para construir e estar presente neste mercado futuro”, explica Scalabrin.
Leandro também observou um grande diferencial na questão cultural da população e empresas. “Uma cultura voltada para a colaboração, para o compartilhamento de ideias e conhecimento, espirito de comunidade. Uma cultura com foco em resolver problemas da sociedade e fazer dinheiro ao mesmo tempo. Os grandes empresários dispostos e acessíveis para ser conselheiros dos novos empreendedores com o objetivo de gerar mais empresas de alto valor agregado. O comprometimento de todos não importa a função, cargo na empresa ou comunidade, está sempre voltado ao resultado, ao crescimento, resolver um problema de forma simples, rápida e objetiva. Uma cultura que por padrão sempre espera o melhor de você até que você mesmo prove ao contrário, diferente daqui que perdemos muito tempo provando que somos capazes pela triste estatística de que é difícil acreditar e confiar nas pessoas e empresas, fruto da herança de uma cultura oportunista de alguns. Mas quero reforçar que as empresas brasileiras são muito capazes e com grande capacidade de inovar e ser competitiva tão quanto. O brasileiro por natureza é mais criativo com certeza. Esta criatividade e a crescente busca pela certificação da qualidade de seus produtos e serviços nos da a certeza que as empresas nacionais estão buscando seu espaço”, complementa Scalabrin.
Publicado em 11/11/2014
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