Núcleo de Mecânicas participa de treinamento com o IAP

sexta, 25 de novembro de 2011

Núcleo de Mecânicas participa de treinamento com o IAP

Mais de 25 pessoas do setor de Mecânicas e Lava Jatos de Medianeira, participaram na tarde da última terça-feira de um treinamento com o IAP, com objetivo de buscar informações e trabalhar os principais assuntos ambientais que envolvem os setores.
A iniciativa fez parte do planejamento do Núcleo de Mecânicas do Programa Empreender da Acime para esse ano. Segundo o integrante do Núcleo, Jair Klaus, muitas dúvidas foram esclarecidas. “Os técnicos do IAP passaram informações importantes, uma delas foi como tomar providências para adequação às leis ambientais. Muitas vezes achamos que estamos tomando as providências de forma correta, mas a questão ambiental envolve muito mais além do que imaginávamos. Essa iniciativa veio da preocupação dos empresários do Núcleo, e agora cada empresa poderá por as normas em prática”, afirma.
A palestra abordou assuntos específicos para os setores de Mecânica e Lava Jato (tanto de veículos pequenos como para veículos grandes). Segundo o palestrante, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Carlos Antonio Pittom, esses dois setores são poluidores em potencial que geram águas residuárias contaminadas com óleos e graxas. “Essa água deve ser tratada para posterior descarte ao meio ambiente ou em galeria de águas pluviais. Nenhuma empresa pode lançar essas águas em fossas sumidouros”, explica Carlos.
Ainda segundo Carlos, as empresas que fazem lavagem de veículos pesados estão condicionadas a fazer o reuso da água por meio da implantação de um sistema especifico, com máquinas apropriadas para realizar esse tratamento. “Além da água, todo resíduo sólido classificado como resíduos de classe 1 (ex: lodo da caixa separadora de água e óleo; estopas contaminadas; pó de serra contaminados; lona de freio; entre outros), somente poderão ser descartados por empresas especializadas e tendo licença ambiental do órgão ambiental do seu estado”, completa Carlos.
Se os empresários dos setores ainda tiverem dúvidas sobre o assunto abordado durante a palestra, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do meio Ambiente do município ou diretamente com o IAP de Foz do Iguaçu pelo telefone: (45) 3524-4234 com Carlos.

 

Postado em 25/11/2011

Fonte:

Galeria de Fotos