Programa sobre gestão da qualidade teve início na Acime

quinta, 25 de agosto de 2011

Programa sobre gestão da qualidade teve início na Acime

Somente no oeste do Paraná, o Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ) já auxiliou centenas de empresários de micro e pequenas empresas a gerenciarem seus negócios com excelência, nos mais variados segmentos. Até o ano passado, mais de 270 empresas concluíram o PSGQ, que tem como objetivo principal estimular a mudança de hábitos de gestão, com foco na busca pela excelência em qualidade e melhoria dos resultados das empresas.
Em Medianeira, o Programa foi lançado na última segunda-feira, é a terceira vez que o PSGQ acontece na Acime, sendo que o último teve início em maio de 2009 e se encerrou em julho de 2010. “O PSGQ é um programa bastante intenso, com duração aproximada de dez meses de treinamentos, sejam eles em grupo ou em consultorias individuais nas empresas. O treinamento soma mais de 120 horas técnicas. É, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes”, avalia a consultora do Sebrae/PR, Elisangela Rosa.
A terceira turma do PSGQ esta composta por dez empresas de diferentes setores. Segundo o presidente da Acime, Ricardo Zadinello, é importante que as empresas se interessem por capacitações como essa, é uma forma de buscar informações para melhorar o desenvolvimento da empresa e sua gestão.

 


Conhecimento (SEBRAE)

O PSGQ foi desenvolvido pelo Sebrae com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e consiste em cinco módulos: “Gestão da Qualidade - Fundamentos da Excelência”, “D’Olho na Qualidade - 5S’s para pequenos negócios”, “Parcerias eficazes”, “Gestão da Qualidade - os processos” e “Gestão da Qualidade - Visão Estratégica”. “O Programa é adaptado às necessidades das micro e pequenas empresas que já têm algum controle de gestão, mas buscam atingir excelência em todos os processos”, destaca Elisangela Rosa, do Sebrae/PR.
O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Nesse, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, mostra novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).
O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da Gestão da Qualidade são abordados no quarto módulo, que permitem ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.
O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.

 

ACIME/SEBRAE

 

Postado em 25/08/2011

Fonte:

Galeria de Fotos