Um mecanismo de controle dos gastos públicos
segunda, 11 de fevereiro de 2013
Um mecanismo de controle dos gastos públicos
Vereadores de Medianeira passam a ter mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social
Com objetivo de aproximar o poder legislativo ao Observatório Social de Medianeira (OSMED), é que na manhã da última quinta-feira, (07), o órgão de fiscalização pública realizou uma reunião especial para apresentar aos vereadores eleitos o trabalho desenvolvido pelo OSMED, e principalmente, a importância de se trabalhar em conjunto com câmara de vereadores do município, sendo o Observatório um excelente instrumento de auxilio no acompanhamento da fiscalização pública.
A reunião contou com a presença da diretoria do OSMED, membros da diretoria da ACIME, e cinco dos nove vereadores convidados, sendo eles: Lucy R. Andreola Fernandes; Nelson José de Bona; Romy S. Nandi Mazzarella; Valdecir Fernandes e Vitalino José Saratti. Foi um momento de apresentação, abertura de dialogo, esclarecimento de dúvidas e debate de ideias. Para a presidente do OSMED, Gilvete Maria Dal Vesco, “os resultados foram bastante positivos, pois houve entendimento entre as partes e ambos estão dispostos a trabalhar juntos, ou seja, cada um desempenhando o seu papel como órgão de fiscalização pública e com isso toda população medianeirense sai ganhando,” explica.
A sociedade é um mecanismo de controle dos gastos públicos, e o Observatório Social veio para somar, é uma ferramenta de auxílio ao executivo e legislativo municipal e principalmente de apoio a sociedade. Essa participação é muito importante, pois, segundo informações do OSMED, a estrutura fiscalizadora do estado do Paraná é muito pequena em relação ao seu “tamanho”. A controladoria Geral da União (CGU- PR), por exemplo, conta hoje com apenas 43 servidores, incluindo Analistas e Técnicos que também fazem fiscalização, já a Secretaria do Comércio Exterior do Paraná e o Tribunal de Contas da União (TCU) contam com 29 servidores ao todo, sendo que apenas 16 (servidores) tem competência de fiscalizar, ou seja, o trabalho da sociedade é importante porque vem a somar e também porque se trabalha na prevenção, já o Estado trabalha depois da fraude.
Para a vereadora, Romy Nandi, foi uma apresentação muito importante para todos os vereadores, principalmente os novos na casa. “Acredito que nesse novo período da câmara, nós vereadores possamos vir para somar, sermos mais parceiros. O trabalho do OSMED é importante, porque trabalha com a transparência. É preciso sim divulgar e se tiver algo errado, nós, no papel de vereadores, temos a função de fiscalizar, independente de partido político, proporcionando assim maior apoio ao Observatório. Acredito no propósito de que as pessoas que estão governando hoje estão a fim de fazer um governo diferenciado, e a nossa câmara unida estará cobrando as questões levantadas pelo OSMED ao executivo, caso o mesmo não tenha sucesso,” completa.
CONVITE
O Observatório Social de Medianeira convida a todos para a Apresentação do 6º Relatório Quadrimestral. Será no dia 18 de fevereiro, no auditório da Acime – Associação Empresarial de Medianeira, a partir das 19h30.
Sua presença é indispensável.
“Quando você não faz conta do que é da sua conta, paga a conta!”
Postado em 11/02/2013
Galeria de Fotos