Uso do Certificado Digital no Brasil deve crescer 20% neste ano

segunda, 10 de agosto de 2015

Uso do Certificado Digital no Brasil deve crescer 20% neste ano

Apesar das perspectivas negativas para este ano, o mercado de certificação digital deve fechar 2015 com crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Essa projeção é do diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Antonio Cangiano, que aponta o conhecimento cada vez maior dos brasileiros sobre os benefícios da certificação, além da confiabilidade e as economias de custo que o serviço proporciona.

De acordo com o diretor-executivo, a adesão de pessoas físicas à certificações é uma das razões para esse crescimento. “A certificação digital já é uma realidade no Brasil, principalmente para as empresas, que precisam entregar obrigações fiscais, por exemplo, com o uso de um certificado. Mas, com o tempo, acreditamos que esta tecnologia também alcance um grande número de pessoas físicas, que verão nela facilidades e benefícios para o dia a dia, como assinatura de documentos, entrega do Imposto de Renda, dentre outros benefícios e vantagens”, acredita Cangiano.

Segundo a ANCD, o crescimento das certificações é contínuo, mantendo-se entre 15% e 20% nos últimos anos.

Quem precisa ter Certificado Digital?

Todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades online de maneira segura e autenticada. Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como para todas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital. (As empresas inscritas no Simples, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital).

Vantagens: O certificado digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. Evita fraudes digitais, possibilita a renegociação de dívidas com o governo federal, diminui o uso de papel e economiza tempo.

Em Medianeira, a Acime oferece o serviço de certificado digital com atendimento personalizado, assistência e praticidade. Para os associados, a Associação Empresarial de Medianeira garante descontos especiais para a emissão dos certificados digitais. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (45) 3264-1273.

As principais atividades que podem ser seguradas pelo uso do Certificado Digital são:

- Assinatura e envio documentos pela internet;

- Realização de transações bancárias;

- Envio de declarações da sua empresa;

- Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;

- Realização de transações bancárias;

- “Login” em ambientes virtuais com segurança;

- Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;

- Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;

- Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

Fonte:

Galeria de Fotos